Em primeira análise, o silêncio da mídia sob a problemática, impulsiona o mito de que a história afro-brasileira está reclusa a escravidão. A esse respeito, a filósofa brasileira Djamila Ribeiro, pontua que para atuar em um assunto, é necessário, antes de tudo, tirá-lo da invisibilidade. Assim, uma vez que não feita a exploração seguida da divulgação da história e cultura negra, a falta de conscientização perdurará no Brasil. Destarte, é essencial o emprego da mídia em dar visibilidade ao óbice.
Ademais, a omissa governamental tangencia a falta de valorização da herança africana no Brasil. Deste modo, deve-se relembrar a obra "O Cidadão de Papel" — do escritor brasileiro Gilberto Dimenstein — que retrata a falta de cumprimento de leis presentes nos documentos nacionais pelo Estado. Contudo, pode-se notar que uma vez que leis de combate ao racismo não são cumpridas pelo Órgão Nacional, deixa-se um entrave para a conscientização de membros da sociedade hodierna sobre o descaso com o legado dos indivíduos negros. Logo, é necessário haver maior atuação do Poder Público sobre o revés.
Portanto, cabe ao Estado — como autoridade governamental — trabalhar na criação do projeto "Vim de lá", onde jovens afrodescendentes palestrarão em escolas sobre movimentos culturais de seus antepassados, além disso, por meio de rodas de conversação entre os alunos, sobre os aprendizados passados de geração para geração, a fim de fomentar o conhecimento do legado africano no território nacional. Com isso, o Brasil se tornará um país que garante a ampla defesa de seus cidadãos.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Na frase "Analogamente a realidade brasileira", use "à realidade". Corrija para "reclusa à escravidão" e "não feita" para "não é feita". Melhore coesão com conectivos como “além disso” no segundo parágrafo.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.