Avatar do usuário
Por danniego
Quantidade de postagens
#160135
📝 Tema: Os desafios da empatia na sociedade contemporânea

No conto “O Sonho de um Homem Ridículo”, de Dostoiévski, apresenta-se a história de um narrador que sonha com uma sociedade perfeita, na qual há a ausência de mazelas sociais. Fora da ficção, a nação brasileira destoa do enredo supracitado, uma vez que a falta de empatia entre os indivíduos constitui um obstáculo ao desenvolvimento social. Dessa maneira, é necessário superar esse impasse, o qual tem como causas a banalização do sofrimento alheio e a influência negativa das redes sociais.

De início, a sociedade tem papel determinante na permanência do impasse em meio à nação. Nesse contexto, a escritora Marina Colasanti, em sua crônica “Eu sei, mas não devia”, elucida como as pessoas banalizam as dores do outro e se tornam insensíveis diante das injustiças cotidianas. De maneira análoga à realidade nacional, essa ideia pode ser exemplificada ao se observar a normalização de discursos de ódio e de preconceito nas redes e nas ruas, o que resulta em um enfraquecimento do senso coletivo de solidariedade. Desse modo, a indiferença social consolida-se como um obstáculo para a construção de um país mais empático.

Ademais, é perceptível a influência da mídia no tocante à ausência de empatia. Segundo a Escola de Frankfurt, o conceito de “Indústria Cultural” explica como os meios de comunicação moldam as percepções sociais e reforçam comportamentos alienados. Nessa perspectiva, tal conceito é constatado na contemporaneidade brasileira, ao se analisar a superexposição de tragédias e de conflitos nas redes sociais, o que acarreta a dessensibilização emocional do público. Diante disso, os meios de comunicação têm papel determinante na persistência do impasse empático no Brasil.

Destarte, torna-se indiscutível a tomada de medidas para solucionar a questão da falta de empatia no país. Para isso, cabe ao Ministério da Educação, por meio da inserção de projetos socioemocionais nas escolas, promover a reflexão sobre empatia e respeito mútuo, pois a educação é essencial para a formação de cidadãos conscientes e solidários. Paralelamente, as plataformas digitais devem estimular campanhas de valorização da empatia e combate a discursos de ódio, por meio de algoritmos de moderação e divulgação de conteúdos positivos. Tudo isso com o fito de formar uma sociedade mais humanizada e coesa. Por fim, com tais medidas, o Brasil se aproximará da sociedade idealizada por Dostoiévski, marcada pela ausência de indiferença e pela presença de humanidade.q
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
1000
pontos
Desbloquear

    Principais erros identificados: C1 – pequenas falhas de pontuação e estilo ao longo do texto (ex.: uso de vírgulas em demasia em alguns períodos; sugestão: reescrever para clareza como: “No conto… apresenta-se a história…; Fora da ficção, a nação brasileira destoa desse enredo, pois…”). C2/C3 – desenvolvimento coerente, mas pode fortalecer a delimitação de argumentos com exemplos mais específicos e dados literais (trechos das obras citadas). C4 – boa coesão, conectivos presentes; manter sequência lógica com variações. C5 – a intervenção está presente e contempla agente, ação e finalidade; poderia detalhar mais os meios (ex.: descrever métricas de avaliação de impacto de projetos socioemocionais). Sugestões de melhoria: reescrever trechos para evitar redundância, incluir dados ou exemplos precisos, expandir a proposta de intervenção com etapas temporais e formas de monitoramento. Proposta de melhoria de intervenção mais detailhada: “Agente: Ministério da Educação; Ação: criar programa nacional de educação socioemocional; Meio: implantação gradual em redes públicas com formação de docentes; Finalidade: reduzir indícios de indiferença, mensurável por indicadores de empatia e participação cívica.”

    Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Segundo o artigo 4º , devido à família e da comuni[…]

Desigualdade de renda no Brasil

Na sua famosa obra "Cidadão de Papel", o[…]

Com o avanço das Tecnologias, a Inteligência Artif[…]

No mundo atual, a internet revolucionou como as pe[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aguarde…
Não atualize a página.