Avatar do usuário
Por Eduardo92276
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#120282
A célebre escritora Djamila Ribeiro, afirma que, para combater um problema social, primeiramente, deve-se, tirá-lo da invisibilidade. Sobre essa ótica, percebe-se que a realidade contemporânea brasileira a respeito da alfabetização é invisível, visto que há um grande índice de analfabeto no país. Dentre inúmeros fatores que corroboram para essa conjuntura, destacam-se tanta a inoperância estatal, quanto à falta de influência familiar.
Em primeiro lugar, cabe ressaltar a baixa atuação governamental em razão da educação no Brasil. Segundo o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, as instituições, inclusive o Estado, estão perdendo suas funções sociais, tornando-se "Instituições Zumbis". Partindo desse pressuposto de Bauman, no cenário nacional atual, é notório o grande número de analfabetos, em que, esse problema atinge o mercado de trabalho, e consequentemente a diminuição de qualificação, sendo o governo o responsável por combater esse entrave. No entanto, é preciso uma mudança de atitude de nossos governantes em prol da resolução dos analfabetismo, mantendo a alfabetização como uma questão prioritária no Brasil.
Ademais, atrelado a negligência estatal, está a falta de influência familiar em razão do pensamento arcaico. A Terceira Revolução Industrial foi um período representado por avanço tecnológico. Consoante a esse momento, desenvolveu-se um pensamento diferente em relação à demanda, na qual precisaria da formação para acompanhar essa revolução. No entanto, o pensamento antigo se manteve até os dias atuais, visto que muitas famílias vêem a alfabetização como algo inferior ao trabalho, sendo que um precisa do outro, na atualidade. Logo, isso retarda a resolução do empecilho, já que o pensamento primitivo contribui para este quadro atroz.
Portanto, ações resolutivas precisam ser tomadas em razão da alfabetização no Brasil. Para isso, cabe ao Poder Público - no dever de atender a demanda da sociedade ‐, por intermédio do Ministério da Educação, expandir a educação por áreas distintas do país, com o objetivo de atender, preferencialmente, toda a população jovem. Concomitantemente, é imprescindível que as unidades de ensinos, por meio das redes sociais ‐ como YouTube WhatsApp ‐, promovam campanhas incentivando, principalmente as famílias com pensamentos antigos, a colocarem seus filhos nos lugares deles ‐ a escola ‐, tendendo, tanto mudar essa opinião obsoleto sobre o estudo, quanto alfabetizar as futuras máquinas trabalhadoras. Feito isso, esse problema deixa de ser invisível no Brasil, como afirma Djamila Ribeiro.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido
Avatar do usuário
Por elizasolanum
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#120298
Oii! Vou corrigir seu texto com base no que eu sei sobre as competências

Competência 1 - 160 pontos
Você possui um bom domínio da escrita formal. No entanto, o texto possui alguns desvios gramaticais (majoritariamente concordância nominal e uso da crase) e escolhas lexicais imprecisas.

Ex 1: "Sobre essa ótica [1], percebe-se que a realidade contemporânea brasileira..."

Ex 2: "Dentre inúmeros fatores que corroboram para essa conjuntura [2], destacam-se tanta a inoperância estatal [3]..."

Ex 3: "Ademais, atrelado a [4] negligência estatal, está a falta de influência familiar em razão do pensamento arcaico..."

Ex 4: "Concomitantemente, é imprescindível que as unidades de ensinos [5]..."

[1]: Sob essa ótica*

[2]: O verbo corroborar não deve ser seguido de preposição, então seria "corroboram essa conjuntura".

[3]: tantO a inoperância estatal*

[4]: atreladA à (a influência familiar está atrelada a negligência estatal)

[5]: unidades de ensino*

Competência 2 - 200 pontos
Entendeu bem a proposta.

No desenvolvimento 1 você citou o conceito de instituições zumbis, acho que faltou detalhar um pouco mais as formas que o Estado neglicencia o problema para o repertório conectar bem com o texto.

No desenvolvimento 2, a relação de repertório com a tese tá ótima.

Competência 3 - 160 pontos

O texto é bem direcionado mas sinto que faltou aprofundar um pouco a respeito da inoperância estatal, como eu disse na competência 2, mas sem ligação com o repertório e sim com a tese apresentada na introdução.

Seu desenvolvimento 2 tá excelente.

Competência 4 - 200 pontos
Seu texto tem fluidez e boa estratégia coesiva.


Competência 5 - 200 pontos

Você apresentou duas propostas, acho que a primeira faltou explorar mais o fator efeito. A segunda tá bem completa.

NOTA: 920

Parabéns! Continue escrevendo! <3
0

No filme 365 dias exibido na plataforma netflix, e[…]

Obesidade Infantil: Uma Questão Crítica de Saúde P[…]

Problemas mentais

O cenário vigente em que estamos vivendo, não só n[…]

Este universo é finito, seus recursos, finitos, é […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.