Avatar do usuário
Por Rosemarigold
Quantidade de postagens
#123855
O artigo 5° da Constituição Federal de 1988, afirma que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Porém, atualmente um desenho urbano denominada arquitetura hostil tem influenciado ainda mais a inferiorização do ser humano, o que acarreta a exclusão de pessoas, principalmente em situações de rua. Diante disso, é possível perceber o aumento nos níveis de desigualdade e a grande negligência por parte do governo
Em primeira análise, vale destacar que este tipo de arquitetura provoca desigualdade social, pois nela há elementos que excluem determinados grupos que usariam este espaço para descansar ou até mesmo morar. Segundo o Papa Francisco em uma de suas homilias, infelizmente, aos pobres não se perdoa sequer sua pobreza. O que se conclui que no auge da miséria, ainda há formas de estampar mais ainda essa discrepância entre as classes, o que configura um país de privilegiados e o país dos despossuídos, como afirma Ariano Suassuna.
Em segunda análise, pode-se perceber que, dentro deste cenário, o governo se mostra como negligente e vai contra a ideia do filósofo inglês John Locke, na qual afirma que os cidadãos cedem sua confiança ao estado e este, por sua vez, deve zelar pelos direitos dos homens e, nessa perspectiva, nota-se o contrário. Pois deixam a situação estática, contribuindo ainda mais para o descaso no que se refere ao bem-estar destes cidadãos, necessitando, assim, de intervenções de ativistas, como as ações realizadas pelo padre Júlio LanceLotti, em 2021.
Diante do exposto, arquitetura hostil é mais uma forma de excluir pessoas, por isso, é necessário que o Governo Federal, juntamente com o Ministério das cidades, fiscalize, criem leis a fim de proibir e multar os responsáveis por este tipo de arquitetura e usar o orçamento destas construções para criar pontos de apoio para estas pessoas. Para que assim seja possível confirmar o artigo quinto da carta magna e cumprir com o contrato social de John Locke.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

Na obra "As Raizes Históricas do Estado Moder[…]

As necessidades da sociedade brasileira de classe […]

Na música ''que país e este?'' da banda Legião Urb[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.