Avatar do usuário
Por c4nteiros
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#121670
Após a vinda de Portugal ao Brasil, fortes influências artísticas foram deixadas como legado de colonização, ainda assim, no final do século XIX a arte foi transformada, apropriandose de elementos e características naturais do país, e com a criação do Movimento da Semana de Arte Moderna em 1 922, ela passa a ser utilizada como um instrumento de combate e resistência, principalmente para pessoas vistas como minoria.
Desde a Ditadura Militar é possível acompanhar o crescimento do movimento artístico como fonte de conhecimento e poder, a partir disso, a população brasileira passa a ressignificar a arte, deixando de ser algo unicamente usado para o lazer, passando a ser uma forma de expressão de identidade, representatividade e perpetuação de cultura dos povos pretos e originários, influenciando desta forma a vida de crianças e jovens nascidas em periferias, visando propagar a aceitação dos mesmos e reeducar a sociedade a enxergá-los como cidadãos, tais quais, pessoas brancas.
O Tropicalismo é um otimo exemplo de como a arte pode ser usada como "divisor de águas". A crítica à desigualdade social sempre fez parte desse movimento e apesar de ter ascensão em meio a Atos Inconstitucionais que censuravam qualquer mínimo discurso contra o governo, eles conseguiram fazer uma revolução e acentuar os problemas sociorraciais ignorados propositalmente por governantes da época. Artistas como: Chico Buarque, Gilberto Gil e Rita Lee, são lembrados até hoje por mostrarem a importância da arte em lutas de causas sociais e que a repressão sofrida pode ser transformada em algo além de dor.
Sendo assim, é imprescindível que o Ministério da Cultura, intervenha redobrando a implementação de projetos e o investimento em organizações artísticas como a Flica, o Flipelô, Neojiba, Olodum e alguns outros.
Ademais, o Ministério de Educação deve apresentar uma grade curricular que valorize artes tanto quanto outras disciplinas, para que sejam abordado desde cedo a relevância da mesma para sociedade.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

De acordo com a Constituição Federal de 1988 (CF/8[…]

De acordo com a Constituição Federal (CF/88), no A[…]

O fim da violência

A violência doméstica contra crianças e adolescent[…]

A obra "Utopia", escrita pelo britânico […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.