No livro “O conto da aia” de Margaret Atwood, é apresentada uma realidade distópica onde uma parcela das mulheres, denominadas “aias”, não possuem liberdade e são usadas como receptáculos para a gestação de bebês. Fora da ficção observamos a terrível carência de direitos reprodutivos femininos bem como a frágil garantia dos poucos conquistados, logo é evidente que a autonomia feminina sobre o próprio corpo não é uma conquista consolidada na sociedade atual.
Essa consolidação torna-se cada vez mais inalcançável devido aos instrumentos de controle impostos por motivações individuais. Podemos tomar como exemplo o projeto de lei 1904/2024, impulsionado pela numerosa bancada evangélica, que equipara o aborto realizado após 22 semanas de gestação ao crime de homicídio simples, seus defensores utilizam de argumentos religiosos como justificativa para controlar todas as mulheres brasileiras. Assim, mães e filhas sofrem com as vontades forçadas de pessoas poderosas.
O sofrimento do gênero feminino na sociedade tem como origem nossas raízes patriarcais e misóginas. Isso fica explícito na pressão social sobre a maternidade, desumanização das mulheres e objetificação do corpo feminino, que por sua vez resultam nos altos índices de violência doméstica e feminicídio que possuímos no Brasil. Dessa maneira, mulheres são oprimidas e possuem sua liberdade cerceada devido ao preconceito reforçado pelo senso comum.
Existem muitas ameaças contra a autonomia feminina sobre o próprio corpo, portanto, a mesma não é consolidada. De fato, grupos influentes movidos por moralismo e religiosidade tentam romper com direitos básicos das mulheres, e nossa sociedade replica a desvalorização e impetuosidade contra o feminino, o que torna essa realidade ainda mais cruel. É inaceitável que na contemporaneidade elas sofram com essas constantes opressões.
-
C1 Norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 Seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 Construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de intervenção
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
O texto apresenta bom domínio da norma-padrão, sem erros gramaticais significativos. O tema é bem compreendido e desenvolvido, com referências a conceitos relevantes como direitos reprodutivos e raízes patriarcais. A argumentação é clara, mas poderia melhorar a coesão ao usar mais conectivos para ligar ideias entre parágrafos. Na proposta de intervenção, falta detalhamento dos elementos; por exemplo, especificar ações concretas que o governo poderia adotar para garantir os direitos femininos ajudaria a fortalecer essa parte do texto.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.