A princípio, vale ressaltar o grande e nocivo impacto das redes sociais e da aparência imposta, sendo esse o principal colaborador para a popularização da cirurgia estética. Nessa perspectiva, segundo o filósofo Zygmunt Bauman, no livro “Modernidade líquida”, a sociedade contemporânea é instável e efêmera, moldada pela aparência e pelo consumo. Nessa lógica, o intenso efeito causado pelas mídias digitais, como as influenciadoras mostrando inúmeros cirurgias como normais a serem seguidas, cria um cenário saturado da normatização e da idealização, que vulgariza a artificialização da beleza. Logo, com o vasto domínio dos meios tecnológicos, consequentemente tal trivialização cresce cada vez mais.
Ademais, a influência estética da modificação corporal em adolescentes e jovens contribui, extremamente, para a normalização do artifício estético. Séries, filmes e brinquedos, mostrados com o ideal de beleza imposto desde cedo, fazem com que jovens naturalizem alterações em seus físicos em busca de aceitação. Nesse viés, o mercado é moldado fielmente pela sociedade para alcançar o padrão de beleza inatingível, com isso, buscam incessantemente pelas cirurgias, e com a influência global da popularização, se tornam comuns e de fácil acesso. Desse modo, a busca por beleza tem normalizado as cirurgias plásticas, colocando jovens em risco para atender ideais impostos.
Portanto, é evidente a necessidade de combater a reificação de intervenções cirúrgicas no país. Para isso, cabe ao Ministério da Saúde, em parceria com as instituições de ensino, promover campanhas educativas que abordem os riscos físicos e mentais dos procedimentos, e estimulem a valorização dos belos naturais, por meio de palestras e campanhas midiáticas. Tudo isso a fim de reduzir a pressão estética e promover o bem-estar social.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Principais erros: Comp.1 – erros de norma (ex.: “é urgente e coletiva a manifestação da mutilação voluntária” problémica; e “naturalizem” com erro de conjugação). Comp.2/3 – sustenta bem o tema, mas há saltos argumentativos e dependência excessiva de citações sem contextualizar; Comp.4 – conectivos aparecem, porém a progressão é por vezes abrupta (uso de “Ademais”, “Logo”, sem encadeamento claro). Comp.5 – proposta de intervenção presente, com agente, ação, meio e finalidade, mas carece de detalhamento de implementação – exemplo: especificar metas, indicadores e responsáveis. Sugestões: revisar concordâncias (“é”, não “será”), corrigir “naturalizem” para “naturalizam”, usar conectivos de causalidade/contraste para fluir,”Proponho ao Ministério da Saúde, em parceria com escolas, ações educativas com metas de redução de X% em Y meses, com avaliação periódica.”
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.