Primeiramente, é fundamental que a máquina pública intervenha nos procedimentos estéticos, uma vez que a negligência governamental aumenta a insatisfação da sociedade, levando muitos a buscarem cirurgias plásticas para melhorar a autoestima e o bem-estar. Conforme a pensadora Susan Sontag em seu ensaio "Sobre a Fotografia", as imagens e a estética utilizadas pelas mídias são manipuladas, o que contribui para a crescente busca por procedimentos estéticos. Em 2023, 70% das cirurgias plásticas realizadas em São Paulo foram estéticas, revelando uma pressão social significativa, principalmente entre jovens e mulheres, exacerbada pelas redes sociais que promovem padrões de beleza inatingíveis.
Outro ponto a ser considerado é a influência das redes sociais, uma vez que pessoas bem-sucedidas e com um padrão de beleza, tanto natural quanto resultante de procedimentos estéticos, intensificam a insatisfação da sociedade por não terem as mesmas condições, em razão da desigualdade social. Além disso, a socióloga Jean Twenge ressalta o aumento da exposição de imagens idealizadas nas redes sociais, que têm um efeito devastador na autoestima, criando um ciclo vicioso de insatisfação. Ademais, a busca por uma beleza intangível é uma característica de procedimentos estéticos que representa um padrão de beleza idealizado impossível de atingir
Desse modo, para diminuir o índice de cirurgias plásticas, é fundamental que o governo, junto aos profissionais da saúde, promova palestras em escolas, instituições e redes sociais. Além disso, o governo deve criar leis que garantam o acesso das classes marginalizadas, especialmente mulheres e pessoas negras, a serviços de saúde de forma rápida e segura. Como bem disse Simone de Beauvoir: "Ninguém nasce mulher: torna-se mulher", destacando a influência da sociedade na construção da identidade e autoestima das pessoas.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
O texto apresenta uma boa argumentação, mas pode ser aprimorado em alguns aspectos. Para a Competência 1, revise erros como "crescem a busca" (deve ser "cresce a busca"). Na Competência 4, melhore a coesão usando conectores mais variados; por exemplo, ao iniciar um novo parágrafo, use expressões como "Ademais" ou "Além disso" para reforçar a continuidade das ideias. Para fortalecer a proposta de intervenção na Competência 5, detalhe mais sobre o agente e os meios: quem seriam os profissionais da saúde que atuariam nas palestras? Isso tornaria sua proposta mais concreta e viável.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.