Em primeiro lugar a invisibilidade de envolvimento social mantém a carência é de uma sociedade homogênea. Segundo Georg Simmel, a " atitude blasé", representa a indiferença diante dos problemas coletivos. De modo semelhante, hoje a inclusão social por meio de esporte no Brasil, não se concretize devido à ausência de empatia e ação. Assim, é essencial estimular a consciência e o engajamento social para alterar essa realidade.
Além disso, a ineficácia ou necessidade das ações do estado para fornecer infraestrutura adequada à população. Com isso, não é possível uma inclusão que favoreça o desenvolvimento, pois, não se nota uma adequada estrutura para o desenvolvimento do esporte, principalmente no período da infância. Combater esse fator é fundamental para que haja a inclusão social por meio do esporte.
Portanto, é preciso agir a propósito de atingir a busca pelo esporte com ferramentas de inclusão. O ministério da educação (MEC), deve implementar programas de conscientização social, por meio de projetos escolares e campanhas educativas, com o objetivo de promover respeito e inclusão. Ademais a rede Globo de maior audiência do país, deve divulgar campanhas que valorizem a diversidade e estimulem o diálogo, a fim de transformar atitudes no cotidiano. Logo, será possível construir uma sociedade mais justa e coerente com os princípios criado pelo psicólogo Abraham Maslow
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Principais erros: comp1 - erros de concordância e redação (“organiza as necessidades... e como a inclusão social”, “não se concretize”, “Rede Globo” com maiúscula; “princípios criado”); comp2/comp3 - ideia central confusa em alguns trechos e uso frágil de conectivos; comp4 - problemas de coesão (troca de sujeito, pausas desnecessárias, alguns conectivos inadequados). Sugestões: reescrever a introdução de forma clara: “Maslow mostra que o desenvolvimento requer atender às necessidades básicas, incluindo a inclusão social.” Melhorar a coerência com conectivos: “além disso”, “por outro lado”. Proposta de intervenção mais detalhada: indicar ações específicas, prazos e metas. Ex.: MEC promover programas escolares de inclusão esportiva até 2026, com métricas de participação, etc.
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.