Primeiramente, é considerável falar que essas mudanças climáticas não têm só gerado um desconforto nas pessoas, mas também têm potencializado as queimadas devido ao calor extremo e à falta de chuva em alguns lugares, o que provoca a seca de rios e lagos, perdas de espécies e mortes de pessoas que moram perto de onde ocorrem esses incêndios. Fora que isso ajuda a aumentar a propagação de CO2 na atmosfera, gerando problemas no efeito estufa. Já em lugares onde têm ocorrido muitas tempestades acarretadas por grande calor — que é uma consequência da destruição da camada de ozônio — têm ocorrido deslizamentos que mataram muitos indivíduos e causado um enorme prejuízo na infraestrutura. E tudo isso tem afetado os agricultores e donos de terra que perderam todo ou a maior parte do seu plantio.
Isto tudo tem ocorrido devido ao grande uso de agrotóxicos e máquinas pesadas no solo, que atrapalham o solo e impedem o crescimento de árvores responsáveis por evitar a propagação de CO2; ao grande uso de carros, que causa propagação direta de CO2 para o ar; ao lixo jogado em mares e rios, atrapalhando o desenvolvimento de espécies importantes e algas; e aos lixos jogados nas ruas que entopem os bueiros e vêm causando enchentes.
Levando em conta os fatos acima, faz-se de extrema emergência que o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Justiça Federal, junto com os meios midiáticos, não só peçam ajuda e colaboração das pessoas para evitar o descarte errado do lixo e o uso excessivo de automóveis através de postagens e propagandas, como também ampliem as buscas a quem promove as queimadas e os desmatamentos, principalmente aplicando penas rígidas. Para que assim se possa viver num país minimamente decente ambientalmente.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
A redação apresenta erros gramaticais como "fora que" (sugestão: "além disso") e uso incorreto de tempos verbais, como em "têm ocorrido deslizamentos". O texto carece de conectivos adequados para melhor fluidez entre ideias. Na proposta de intervenção, os elementos estão presentes, mas faltam detalhes sobre a execução das ações propostas. Sugere-se reescrever trechos confusos para melhorar a coesão e detalhar mais a intervenção, especificando meios e finalidades.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.