Avatar do usuário
Por Ivel
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#108607
⠀⠀Hodiernamente, percebe-se que o mundo se encontra bem mais acelerado em comparação às décadas anteriores. Antes, via-se a pressa apenas em ambientes de trabalho, nas rotinas de negócio por exemplo; hoje, essa aceleração está em tudo, com isso, cabe questionar de onde veio essa "cultura da urgência" no Brasil contemporâneo e as suas consequências para o País.
⠀⠀A pesquisadora francesa Nicole Aubert, em seu livro "O culto da Urgência", indica que o fenômeno teria se iniciado nas rotinas laborais antes de invadir o cotidiano doméstico. A cultura da urgência evoluiu do corrido mercado de trabalho e veio a se espalhar para o dia a dia das pessoas e, por fim, chegou nas mídias digitais, uma vez que: vídeos e músicas; como até mesmos textos; têm de serem curtos, pois estes, são mais apreciados e os longos são acelerados por ferramentas que as próprias redes sociais disponibilizam para adiantá-los.
⠀⠀Esse comportamento de sempre procurar aproveitar ao máximo o tempo fazendo coisas aceleradas - para assim ser mais produtivo - causa tanto danos a curto como a longo prazo. A curto, seria deixar as relações pessoais superficiais; como exemplo, as já citadas ferramentas de aceleração, em específico a do WhatsApp, feita para adiantar áudios, ela distorce as vozes e faz com que apenas as palavras sejam importantes, enquanto as emoções de quem fala, não. A longo prazo, o maior dano no Brasil seria a universalização da urgência, posto queuma boa parcela da sociedade, por enquanto, ainda é aversa ao "culto da pressa", pois esses indivíduos
entendem os prejuízos que essa cultura gera e ainda há de gerar.
⠀⠀Por fim, conclui-se que, apesar de ser útil a cultura da urgência, visto que, aumenta a produtividade no trabalho dos brasileiros, ela não deveria ser tão utilizada no dia a dia, nas relações interpessoais, por exemplo. Vê-se necessário que cada indivíduo procure balancear a aceleração para que seja utilizada apenas onde a sua produtividade aumente; seja apreciada e útil, e seja evitada essa urgência no cotidiano doméstico, tendo em vista os danos que serão gerados.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear

Na obra cinematográfica “A última parada 174” é re[…]

DROGAS ILÍCITAS NAS SOCIEDADES

No que concerne às drogas ilícitas na sociedade é […]

Na obra cinematográfica "A Caminho das Nuvens[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.