No espetacular livro "O conto da aia" de Margaret Atwood, é apresentado um regime autoritário e teocrático que toma conta dos Estados Unidos: a república de Gilead. Na obra, esta realidade apenas se modifica devido às ações de um grupo revolucionário autodenominado "Mayday" que lutou contra o governo. Fora da ficção, nós brasileiros só conseguimos nos libertar da cruel ditadura empresarial-militar graças aos inúmeros movimentos de resistência realizados na época. Logo, é evidente que a desobediência civil e a luta por direitos são essenciais para a construção de uma sociedade justa.
A justiça nem sempre pode ser garantida por meios institucionais, visto que muitas vezes violências e atrocidades são permitidas e reproduzidas por essas instituições. Podemos tomar como exemplo os Estados Unidos da América que segregava e discriminava sistematicamente sua população negra nos anos 60, tudo isso com respaldo legal, o que reproduziu cenas horripilantes como escolas, banheiros, bebedouros, acentos e entre outras coisas, exclusivas para brancos. Assim, é uma utopia pensar que, em todos os casos, o Estado preza pelo bem-estar de todo o povo.
Ao pensar sobre o cidadãos é de extrema importância frisar que a imobilização desses colabora com a injustiça. É de imenso valor nos recordarmos da filósofa Hannah Arendt e de seu conceito da banalidade do mal, onde indivíduos ao seguir ordens ou cumprir deveres sem questionar a moralidade de suas ações podem perpetuar atos repugnantes, como os guardas do holocausto. Dessa forma, a população que não se revolta e luta contra as opressões e injustiças cometidas pelo governo permite que essas continuem a suceder.
A luta por direitos e a desobediência civil são, portanto, essenciais para construção de uma sociedade justa. Observamos ao decorrer dos anos por meio de diversos exemplos que o Estado pode nos prejudicar e oprimir, utilizando de todo o seu aparato para isso, restando somente então, nós, o povo, para reafirmar nossa dignidade e combater por melhores perspectivas nesses períodos sombrios.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Na Competência 1, há erros como "acentos" em vez de "assentos" e a ausência de vírgula após "Por exemplo" no segundo parágrafo. Corrija para: "...como escolas, banheiros, bebedouros, assentos e outras coisas exclusivas para brancos." Na Competência 4, a coesão poderia ser melhorada com conectivos; por exemplo: "Além disso," no início do terceiro parágrafo. A proposta de intervenção está ausente; sugira uma ação específica como campanhas educativas lideradas pelo governo para conscientização sobre direitos civis.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.