Avatar do usuário
Por Isabelly092
Quantidade de postagens
#139885
No período clássico da Grécia Antiga, a concepção de uma vida virtuosa, caracterizada por cidadãos que valorizavam o tempo para reflexão e relações interpessoais, foi um fundamento essencial para o progresso da sociedade. Entretanto, na modernidade, ao presenciar a desumanização do tempo, entende-se que essa visão não é validada, sobretudo em um contexto capitalista que reduz o tempo a um recurso econômico. Nessa perspectiva, em função da lógica produtivista, a alienação das relações humanas tornou-se uma realidade preocupante.
Nessa perspectiva, é necessário destacar a lógica capitalista como um fator que contribui para a manutenção da problemática, em função da redução do tempo a um ativo econômico. De acordo com o estadista alemão Johann Goethe, a maior necessidade de um Estado é a de governantes corajosos e ativos. No entanto, ao observar a desumanização do tempo, nota-se como essa máxima não é concretizada, visto que políticas públicas não incentivam práticas que priorizem a qualidade de vida e o uso equilibrado do tempo. Assim, torna-se imprescindível reverter esse quadro comportamental e estrutural.
À vista disso, a alienação das relações humanas lamentavelmente tornou-se uma realidade, ao passo que o foco exacerbado na produtividade desvaloriza as experiências afetivas e pessoais. De acordo com o sociólogo Pierre Bourdieu, o indivíduo incorpora estruturas sociais difundidas ao longo dos anos. Partindo desse pressuposto, é válido analisar o ambiente no qual o sujeito está inserido, já que tal fator tende a influenciar sua percepção do tempo. É por isso que, em uma sociedade pautada pela velocidade e pelo desempenho, muitos cidadãos priorizam a eficiência em detrimento de suas relações e bem-estar.
Portanto, é fundamental combater a desumanização do tempo na sociedade contemporânea. Para tanto, é dever do poder público e da sociedade civil promover campanhas de conscientização sobre a importância do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Essa medida deve ser efetivada por meio de incentivos a práticas como a redução da jornada de trabalho e a implementação de programas de lazer e bem-estar, a fim de resgatar o valor subjetivo do tempo. Dessa forma, será possível construir uma realidade em que o tempo seja percebido como o verdadeiro tecido da vida, conforme propõe Antonio Candido.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
960
pontos
Desbloquear

    O texto apresenta domínio da norma-padrão, sem erros gramaticais significativos. O tema é abordado de maneira clara e consistente, com embasamento teórico relevante. A argumentação é bem estruturada e coerente, utilizando conectivos adequados. Na proposta de intervenção, todos os elementos estão presentes; no entanto, falta detalhamento em "agente" e "ação". Sugere-se especificar como as campanhas serão implementadas para aumentar a clareza da intervenção.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Na música "Construção", o autor Chico Bu[…]

De acordo com dados de pesquisas realizadas em tor[…]

"Declaração universal dos direitos humanos: t[…]

Segundo Mahatama Gandhi, ativista indiano, "O[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.