Avatar do usuário
Por nairamarvila
Quantidade de postagens
#122829
Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade é o oposto do que o autor prega, uma vez que a falta de doadores de Orgãos apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da precária infraestrutura hospitalar quanto da negligência familiar. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim de pleno funcionamento da sociedade.
Precipuamente, é fulcral pontuar que a falta de infraestrutura hospitalar deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que caibam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, a infraestrutura hospitalar se faz precária, uma vez que 70% do material doado não é utilizado a tempo. Isso porque faltam equipamentos adequados para o transplante e preparo das equipes médicas.
Ademais, é imperativo ressaltar a negligência familiar como promotora do problema. No documentário "Anjos da Vida", que mostra o trabalho de médicos e enfermeiros da Unicamp, há uma cena em que a enfermeira convence a família de uma potencial doadora a autorizar o transplante. Para que isso ocorra é necessário realizar a abordagem correta, respeitando principalmente o momento de luto da família que perdeu o ente querido. Assim, a falta de preparo para lidar com a situação faz com que a fila de pessoas que aguardam um transplante cresça cada vez mais.
Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Dessarte, como o intuito de mitigar a doação de Orgãos, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério da Saúde, será revertido em materiais e capacitações aos alunos e professores da área da saúde para que mostrem os benéficos da doação de Orgãos, através de palestras com médicos e enfermeiros para que todos vejam o quão importante é essa ação. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo das doações, e a coletividade alcançara a Utopia de More.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

A cidadania e participação social tem um papel es[…]

Doenças Mentais

Doencas mentais pode ser visto como um Problema na[…]

Na obra “Utopia”, de Thomas More, é retratada uma […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.