Na série espanhola “Elite”, uma personagem muçulmana sofre xenofobia e islamofobia na escola porque ela usava um hijab, acessório feminino de fé islâmica. No Brasil, a questão de intolerância persiste, principalmente contra grupos não majoritários. Logo, o caminho para a educação como forma de combater o preconceito é um tema que merece grande relevância. Diante desse cenário, é essencial analisar como a escola desenvolve o pensamento crítico e o contato com a diversidade.
Nesse sentido, a escola ensina as pessoas a questionar estereótipos e preconceitos, não o ódio. Nesse viés, quanto mais as pessoas aprendem sobre diferentes culturas, mais elas aceitam discursos tolerantes. Por isso, vale mencionar o filosofo Sócrates, que afirma que a educação serve para as pessoas questionar e refletir conceitos. Logo, uma educação que valoriza o pensamento crítico não apenas ensina fato, mas também ferramentas para interpretar o mundo de forma mais justa.
Outrossim, a diversidade ajuda na integração das crianças e adolescentes com a realidade fora do colégio. Dado isso, destaca-se um episódio da série nacional “Segunda Chamada”, onde uma estudante transexual sofre preconceito e leva muitos colegas a questionar o preconceito com pessoas transgêneras. Paralelo a isso, a educação promove a convivência entre pessoas de diferenças crenças e identidade. Destarte, essa interação ajuda a criar empatia, tornando mais difícil manter preconceitos.
Portanto, é fundamental a educação como forma de combater o preconceito e intolerância. Para isso, o Ministério da Educação, por meio de ONGs, deve criar campanhas educativas sobre a importância da diversidade e combate ao bullying, com a finalidade de promover a diversidade no país. Tal ação deve fiscalizar leis que garante que as escolas ensinem sobre a cultura e história de povos africanos e indígenas e promover a acessibilidade e direitos de pessoas de grupos não majoritários nas escolas. Dessa forma, será possível minimizar o problema.
-
C1 Norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 Seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 Construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
A redação apresenta um bom domínio da norma-padrão da língua portuguesa, sem erros gramaticais aparentes, o que justifica a nota máxima na Competência 1.
Na Competência 2, a compreensão do tema é clara e há aplicação de conceitos relevantes para desenvolver o tema. No entanto, a argumentação poderia ser mais profunda em alguns pontos. Por exemplo, ao mencionar que "quanto mais as pessoas aprendem sobre diferentes culturas, mais elas aceitam discursos tolerantes", seria interessante trazer dados ou estudos que comprovem essa afirmação.
Na Competência 3, o autor demonstrou habilidade em selecionar e organizar informações pertinentes ao tema proposto. Contudo, alguns argumentos poderiam ter sido melhor desenvolvidos para fortalecer o ponto de vista defendido no texto.
Em relação à Competição4 , a coesão e coerências estão bem estruturadas no texto. As ideias são encadeadas de forma lógica e os conectivos são utilizados corretamente.
Para a Competição5 , foi elaborada uma proposta de intervenção bastante adequada ao problema discutido no texto e respeitando os direitos humanos. A proposta contém todos os elementos necessários (agente - Ministério da Educação; ação - criar campanhas educativas; meio - por meio de ONGs; finalidade - promover diversidade) com detalhamento suficiente para atingir a nota máxima.
Portanto, a redação apresenta um bom nível de qualidade, mas poderia ser melhorada com argumentos mais profundos e desenvolvidos.