Avatar do usuário
Por Kayllanni
Quantidade de postagens
#143533
Na obra, "A República" o filósofo grego Platão discorre sobre uma sociedade livre de desordens e que convive em harmonia e união. No entanto, esse não é o cenário brasileiro, visto que, ainda é preciso usar a educação como instrumento de combate às intolerâncias no país, sendo esse um obstáculo de grande proporção. Isto se dá, em suma, devido à desigualdade racial e também à negligência estatal.

Em primeiro passo, deve-se ressaltar o artigo 1º da Constituição Nacional de Direitos Humanos, onde diz que todos os indivíduos nascem iguais em direitos e deveres, preceito esse que não se concretiza se colocarmos em pauta a pesquisa feita pela IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica). Na pesquisa, vemos que o ambiente escolar está na lista de locais em que os brasileiros mais afirmam ter sofrido violência racial. Vendo que um lugar que deveria ser acolhedor e segura, acaba por se tornas um ambiente de opressão, percebemos que a perduração deste cenário se torna inadmissível.

Ademais, também vale ressaltar que a negligência estatal é outro promotor desse problema. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar de toda a população, contexto que não ocorre no Brasil. Como consequência dessa desaplicação, 42% das pessoas que já sofreram agressão nunca procuraram ajuda ou falaram sobre o problema, nem mesmo com colegas ou familiares, segundo pesquisa feita pela ABRAPIA (Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência). Desse modo, as autoridades precisam mudar seu posicionamento diante do impasse.

Por fim, perante os problemas mencionados é necessário a ação conjunta do Estado e da sociedade para mitigá-los. Nesse âmbito, cabe ao poder público, na figura do Governo Federal, em conjunto com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por intermédio de novas leis e projetos, conscientizar a sociedade atual. Somente assim, o pensamento de Thomas Hobbes se concretizará e será vivenciado por todos.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
880
pontos
Desbloquear

    Competência 1: Identifiquei erros gramaticais, como "torna" em vez de "torna-se" e "necessário a" em vez de "necessária a". Reescrita: "um lugar que deveria ser acolhedor e seguro", "é necessário a ação conjunta".
    Competência 2: O tema foi bem desenvolvido, relacionando a educação com o combate à intolerância e trazendo aspectos relevantes.
    Competência 3: A redação apresenta informações precisas e bem organizadas para sustentar o ponto de vista.
    Competência 4: Conectivos e argumentação coerente estabelecem boa progressão lógica.
    Competência 5: A proposta de intervenção precisa detalhar melhor os elementos como meio e finalidade para ser mais efetiva.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por babaloo
Quantidade de postagens Doações Doações
#143660
Eiii! Adorei sua escolha de abordar a educação como forma de combater a intolerância! Você se saiu super bem ao referenciar Platão e Hobbes para dar sustentação às suas ideias, mostrando um amplo conhecimento. Na Competência 1, observei pequenos deslizes na pontuação e concordância que podem ser ajustados. Na Competência 2, você analisou bem o tema, mas poderia ter aprofundado mais na argumentação. A Competência 3 foi bem satisfatória, com informações bem organizadas. Para a Competência 4, seus conectivos ajudaram a manter a coesão, mas a progressão entre as ideias poderia fluir melhor. Já na Competência 5, você apresentou uma proposta de intervenção bastante completa. Nota 840 (C1: 160, C2: 160, C3: 160, C4: 160, C5: 200).
1

A inclusão social de pessoas com deficiência, aind[…]

"A mudança climática é real, está acontecendo[…]

Atualmente está ficando cada vez mais comum o nasc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.