Por sarakmd
Quantidade de postagens
O filme “O Corcunda de Notre Dame” da Disney apresenta o personagem Claude Frollo, um juiz católico que estudou muito a vida inteira, porém é extremamente intolerante, sempre colocando a sua religião e perspectivas de vida como verdades absolutas, ignorando todo o resto. Ao transpor a ficção, é notório que muitas pessoas se parecem com o Frollo, elas são fechadas em seu mundo e julgam pejorativamente qualquer coisa diferente dos seus pontos de vista. A partir desse contexto, é importante discutir tanto a importância da educação como ferramenta de combate à intolerância no Brasil, quanto o que a impede de ter essa função.

Com base nisso, é perceptível que o sistema educacional possui grande destaque nessa luta pois contribui com uma visão de mundo mais abrangente e respeitosa. Desse modo, ao tratar os ambientes educacionais como locais que permitem muito mais do que conhecimentos acadêmicos, mas também, como formadores de seres mais humanos, é dada uma função social maior aos colégios. Pois, como dito por Maria Victória Benevides - socióloga e vice-coordenadora da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos - a educação é de “natureza permanente, continuada e global, voltada para a mudança e visando à inculcação de valores… não deve ser apenas instrução, meramente transmissora de conhecimentos”.

Entretanto, apesar do papel crucial na construção de indivíduos mais tolerantes, existem barreiras que impedem a educação de obter total eficácia nisso, sendo uma delas a falta de currículos escolares inclusivos. Muitos desses currículos no Brasil seguem um padrão antiquado e não representam a diversidade do país, mesmo após a criação de normas como a Lei nº 11.645, de 10/03/2008, e a Lei nº 14.164, de 10/06/2021, que estabelecem, respectivamente, a inclusão de assuntos sobre a “História e cultura afro-brasileira e indígena” e “A prevenção da violência contra a mulher” nas escolas, além de muitos cidadãos negarem a relevância de tal ato para uma sociedade mais harmônica.

Portanto, percebe-se que a educação é um instrumento muito importante para o combate da intolerância no Brasil, porém bastante negligenciado. Logo, em busca de melhorar o problema, o Ministério da Educação e o Poder Legislativo devem promover mais normas e práticas, como palestras, nos colégios e comunidades que expliquem sobre o respeito por outras culturas, etnias, religiões e orientações sexuais. No entanto, é necessário um esforço em conjunto visto que poucas Esmeraldas ou Quasimodos não mudarão a sociedade.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido
Por sarakmd
Quantidade de postagens
Ola! Poderiam corrigir minha redação e me explicar como posso melhorar, por favor?

@fluttershy @lais458 @Deivson123 @Maxy @Yurizinho0 @KaioP366 @tonis345 @andreia567
@OlrenBeat
@Flicker2307
@Felipe082
@Amandx193
@Triny206
@Lyh0610
@Higorvaz
@Zenebra
@Caiunao @LuizGustavo7
@Higorvaz
@Caiunao
@Zenebra
@kosmo
@lais458
@Marcos2205
@Hyque
@matheusiven
@studymalus
@Kete
@giovanamr123
@Thuanny09
@EllenAdNaCo
@Anajuporto
@Anon17
@OlrenBeat
@Flicker2307
@Felipe082
@Amandx193@Triny206
@Lyh0610
@Higorvaz
@Zenebra
@Caiunao
0
Por Caiunao
Tempo de Registro Quantidade de postagens
sarakmd escreveu:@Caiunao
@Zenebra
Olá! Recebi bastante marcações, então, para tentar ajudar todos que pediram, vou corrigir rapidamente.
Pontuei algumas coisas:
160 / C1: Desvios gramaticais. Poucos, mas mais que 2, que é o que tolera a competência 1 para atribuição da nota máxima (200 pontos).
160 / C3: Achei o D2 meio desconectado, pouco explicativo. Achei muita informação solta sem associação ao tema, o que você PRECISA fazer em um texto dissertativo-argumentativo. Além disso, achei o tema um pouquinho distante das intolerâncias, mas pouco. Isso deveria ser pontuado na c2, mas como n tirei ponto to colocando aqui. Provavelmente, um corretor com pouquíssimo tempo, como no ENEM, também não penalizaria, porque foi bem sutil. Fica mais de sugestão.
160 / C5: Não encontrei detalhamento. A exemplificação "como palestras" pode ser um detalhamento, mas foi tão rápida, seca e pouco explorada que não considerei.

O que mais sugiro pra você aprimorar sua escrita após corrigir seu texto é ler redações nota 900+. O ENEM, por exemplo, disponibiliza todo ano a cartilha do participante, que têm instruções sobre a redação e um anexo com várias redações nota 1000 da edição passada.
Espero ter te ajudado! Deus abençoe
0
Por sarakmd
Quantidade de postagens
@Caiunao, muito obrigada por corrigir a minha redação!!!! Vou olhar as partes que pontuou e ler as redações 900+.
Espero melhorar, estou me esforçando pra isso :D
0
Por Caiunao
Tempo de Registro Quantidade de postagens
sarakmd escreveu:@Caiunao, muito obrigada por corrigir a minha redação!!!! Vou olhar as partes que pontuou e ler as redações 900+.
Espero melhorar, estou me esforçando pra isso :D
Seu esforço nunca é em vão! Tenho certeza de sua evolução se continuar treinando. Espero poder ter te ajudado nessa jornada e, se possível, ajudar ainda mais!
0

Conforme a filósofa Djamila Ribeiro, para reverter[…]

Na música "eu não venci o sistema" o rap[…]

Aldous Huxley defende "Os fatos não deixam de[…]

Enfrentamentos invisíveis

Em 1988, a sociedade conheceu um dos documentos ma[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.