Avatar do usuário
Por santilva
Quantidade de postagens
#140416
A Constituição Federal de 1988 — lei suprema e fundamental da nação — assegura, em seu artigo 6°, o direito à educação para todos os brasileiros. No entanto, apesar dessa garantia constitucional, observa-se uma falha nesse princípio social, visto que existem empecilhos crônicos resultantes do aumento da evasão escolar perpetuada no Brasil. Nesse sentido, é perceptível que esse problema é oriundo de fatores como: a omissão governamental e a desigualdade social.

Diante desse cenário, é pertinente destacar a ineficiência governamental como um dos pilares dessa problemática. Sob a perspectiva do filósofo Thomas Hobbes, é dever do Estado garantir meios que promovam o progresso coletivo. Todavia, essa premissa não é cumprida na prática, uma vez que a máquina estatal não investe em políticas públicas capazes de proporcionar uma educação igualitária a todos os cidadãos, como a inclusão de atividades extracurriculares, oficinas culturais e aulas dinâmicas. Consequentemente, pode-se ocasionar o aumento da evasão escolar no Brasil. Por isso, enquanto esse impasse persistir, será difícil solucioná-lo.

Além disso, a desigualdade social é outro fator que contribui para o aumento da evasão escolar. Jovens em situações de vulnerabilidade social abandonam a escola porque precisam trabalhar para auxiliar a família, enquanto outros desistem de estudar devido à baixa qualidade do ensino. Assim, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Portanto, medidas precisam ser tomadas para superar esses desafios. Cabe ao Ministério da Educação — órgão responsável pelas diretrizes educacionais — implementar políticas públicas promovam um ensino de qualidade a todos os indivíduos. Isso inclui o repasse de verbas aos estados e municípios, direcionadas à modernização do ambiente escolar, à inclusão de atividades extracurriculares — como exposições culturais, oficinas de robótica e aulas experimentais — com o intuito de tornar a escola um ambiente agradável aos jovens. Além disso, o Estado — ente administrativo responsável pela promoção do bem comum – deve promover melhorias no sistema educacional, por meio de investimento na formação continuada dos docentes e o fortalecimento das disciplinas escolares. Com essas iniciativas, os direitos fundamentais serão plenamente efetivados e esse problema deixará de ser uma realidade no Brasil.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
520
pontos
Pontuar
  1. C1 Norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

  3. C3 Seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 Construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.

  5. C5 Proposta de intervenção

    Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear

A constituição federal de 1988, norma que rege a s[…]

Durante o Período de Escravidão, a população negra[…]

A música "geração coca-coca" cantada por[…]

Durante o Período de Escravidão, a população negra[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.