Avatar do usuário
Por ANIX1
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#113509
O direito a educação é previsto pela Constituição Federal como dever do estado e da família. Diante disso, nota-se o cenário desafiador em combate a evasão escolar. Isso se deve tanto pela inoperância estatal, tanto pela apatia social. Desse modo, medidas cabíveis devem ser tomadas a fim de atenuar a problemática no cenário atual.

Em primeira análise, acerca da lógica, referente a evasão escolar, é válido retomar o aspecto supracitado, quanto a omissão estatal, neste caso. Segundo o IBGE, o número de crianças fora da escola aumentou 17% na pandemia. E mesmo diante desses dados alarmantes, podemos perceber a falta de recursos, estrutura e lotação em salas aula. Isso acontece pela falta de fiscalização e de investimento público em escolas, transportes e professores. Dessa maneira, é imprescindível que medidas sejam tomadas para que essa problemática seja revertida.

Ademais, o desinteresse da família em resolver o problema se dá pelo fato de que muitas crianças e adolescentes vivem em situação de vulnerabilidade social, fazendo com que eles tenham que ajudar na renda familiar e consequentemente abandonem a escola. Por conseguinte, essa responsabilidade por parte dos pais, tornam a criança omissa em diversos aspectos. Incluindo a saúde, exposição a violência, assédio sexual e fazendo com que a criança deixe de frequentar a escola.

Portanto, é necessário medidas operantes para a reversão da evasão escolar. Para isso, compete ao estado investir fortemente em fiscalização e supervisão escolar, averiguar faltas e desistências por parte dos estudantes, contratando por recursos mais professores para agir no apoio escolar e fortificar programas que acompanhe os alunos faltantes.

Ademais, é preciso conscientizar as famílias responsáveis sobre os perigos e consequências do abandono escolar, enviando profissionais que auxiliem essas famílias em seus deveres. Outrossim, a educação será um direito de todos, e não só de alguns.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Seja apoiador!
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

No contexto atual do Brasil, muito se fala sobre c[…]

Desde a época da colonização e exploração das terr[…]

Intolerância religiosa

O artigo de número 5 da constituição garante a lib[…]

Dengue

A dengue vem aumentando casos gradualmente após ch[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.