Sob esse viés, é notório que a negligência do poder público é um grave problema, e vale lembrar que é direito do brasileiro ter acesso à informação e educação, coisas que podem, inegavelmente, ser obtidas a partir da leitura. Pesquisas aprontam que uma boa parte da população, principalmente o público infanto-juvenil, têm perdido o interesse nos livros por conta do avanço tecnológico: elas são ensinadas a gostarem mais de computadores e celulares do que de obras literárias.
Atualmente, cerca de 48% da população não leu nenhum livro, nem mesmo em parte, nos últimos três meses, isso equivale a 93 milhões de brasileiros, entre eles estão em grande maioria cidadãos de baixa-renda, o qual reflete a falta de acesso literário não só pelo desinteresse estrutural, mas também pelo alto custo econômico que os livros possuem, fazendo com que famílias de classe baixa tenham cada vez menos incentivo à leitura.
Através do que foi dito, me atrevo a dizer que o governo deveria trabalhar em conjunto com as escolas afim de implementar a rotina de leitura na vida das crianças desde a infância de forma leve, dinâmica e didática. Deste modo, cabe ao método de ensino e ao presidente da república tomar medidas que influenciem a literatura e disponibilizem obras para crianças, adolescentes e adultos educacionalmente e positivamente, o que pode, por via social, aumentar as porcentagens de leitores.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Na Competência 1, há erros como "têm sido" em vez de "tem sido" e "afim de" que deveria ser "a fim de". Reescreva para corrigir esses problemas. Na Competência 3, a argumentação é boa, mas poderia haver mais fontes ou dados para fortalecer os argumentos. A coesão (Comp.4) poderia ser melhorada com conectivos mais variados entre os parágrafos. Na Competência 5, a proposta carece de detalhamento; adicione como o governo e as escolas implementariam essas mudanças na prática.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.