Em primeiro plano, é notável uma falta de medidas governamentais na resolução da questão. Segundo o filósofo Thomas Hobbes, é dever do Estado garantir os serviços necessários para o bem da população. No entanto, essa ideia não é efetivada, uma vez que é visto o número exorbitante de moradores de rua que ficam a mercer do Estado, esperando e dependendo de ajuda social, como ONGs, que tem como foco ajudar cidadãos sem casa, tornando fundamental reverter esse cenário.
Ademais, é fundamental ressaltar que a desigualdade social é uma das grandes causadoras desse cenário. Segundo a filósofa Marilena Chaui, "A sociedade tende a transformar diferença em desigualdade". Diante desse prisma filosófico, é observado que a desigualdade advém de diversos fatores, seja pela pobreza, diferença de raça ou de cor. Nesse sentido, advém da pobreza, uma vez que as pessoas de baixa renda não possuem dinheiro para se manter, nem possuir uma casa, levando elas a viver nas ruas.
Portanto, é necessária a criação de políticas públicas para reverter esse cenário. Logo, cabe ao governo federal — responsável por executar as leis—, em parceria com o estado, a criação de projetos que garantam casa para os menos favorecidos, por meio de projetos como o Minha Casa Minha Vida, assim gerando uma vida digna para todos os cidadãos.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Principais falhas de Norma (Competência 1): uso incorreto de expressões e erros como ‘mercER/mercER’ e ‘à mercer do Estado’; falta de acentuação e concordância: ‘têm’ (não ‘tem’) ONGs; ‘dessas pessoas’ com fluxo de sentido confuso. Reescrever: “à mercê do Estado”; “têm como foco”; “segundo Hobbes, é dever do Estado garantir…”; corrigir ‘Nesse sentido’ (em vez de ‘Nesse sentido’). Competência 2/3: introdução/fraseologia confusa entre ideias; manter foco no tema e evitar citações soltas. Competência 4: conectivos presentes, mas há variação de coesão; melhorar com encadeamentos: “além disso”, “por fim”. Competência 5: proposta de intervenção presente, com agente, ação e finalidade, e meios citados (ex.: Minha Casa Minha Vida); poderia detalhar metas, prazos e avaliação. Proposta de melhoria: finalidades explícitas, metas mensuráveis, atores secundários (SUAS, municípios), prazos, indicadores de avaliação. Exemplo de intervenção mais detalhada: “Agente: Ministério do Desenvolvimento Social; Ação: ampliar e qualificar o recebimento de famílias sem-teto; Meio: construção de moradias com orçamento específico; Finalidade: reduzir em 50% a população em rua em 5 anos, com indicadores de acompanhamento.”
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.