Percebe-se, a princípio, que a negligência governamental possui íntima relação com o revés. A esse respeito, conforme o sociólogo Zymunt Bauman, em modernidade líquida, ele discute a fragilidade das instituições, incluindo o governo, em lidar com problemas sociais de maneira duradoura. Nessa ótica, o pensamento do escritor polonês se aplica ao contexto presente da realidade digital, já que a circunstância que acarreta danos às empresas e a população, é produto da ineficiência do governo que não sanciona leis mais rígidas que visem minimizar o transtorno e da falta de investimento em um sistema de tecnologia avançado. Em razão disso, esse cenário tende a permanecer na sociedade, pois em detrimento da ausência de intervenção do estado, as ocorrência de ameaças e ataques cibernéticos crescem significativamente, pondo em risco a segurança de dados institucionais e pessoais. Destarte, é importante que os pilares jurídicos intervenham nos crimes digitais.
Compreende-se que o óbice se instalou na nação. Sob essa perspectiva, segundo o sociólogo Edgar Morin, "a educação deve ensinar aos alunos a aprender e a viver as finalidades terrestre". Nesse contexto, tendo em vista os ideais do filósofos francês, é evidente que a escola possui um papel fulcral no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Entretanto, omitem o aprendizado social dos alunos, visto que a circunstância é resultado de uma educação rasa que não prepara os estudantes para lidarem com desafios tecnológicos, como a exposição de dados pessoais, uma vez que não implementam uma matéria que vise o ensino digital dos alunos, porque focam apenas no ensino apresentado na grade curricular. Por conseguinte, este quadro estimula o aumento dos casos de ataques cibernético, pois em virtude da desinformação e a falta de um sistema de aprendizagem direcionados a área da tecnologia, os usuários estão mais propensos à vulnerabilidade na área digital. Dessa forma, é indispensável que ocorra mudança na rede educacional brasileira.
Dados os argumentos supracitados, é necessário que o imbróglio seja solucionado. Logo, o Congresso Nacional, órgão que cria e modifica o ordenamento jurídico com sanção do presidente da república, deve realizar uma reforma nas leis e códigos que versem a negligência governamental, por meio de emendas e modificações, com a finalidade de tratar o assunto com rigor. Além disso, o Ministério da Comunicação, instituto que regula o serviço de telecomunicação, deve elucidar a lacuna educacional, por meio de campanhas educacionais e propagandas, para promover a reeducação social sobre a cibersegurança.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Foram identificados alguns erros gramaticais, como "as ocorrência" que deve ser corrigido para "as ocorrências", e "ataques cibernético" que deveria ser "ataques cibernéticos". Além disso, a expressão "os usuários estão mais propensos à vulnerabilidade na área digital" poderia ser reescrita para melhorar a clareza, como em "os usuários tornam-se mais vulneráveis no ambiente digital". A proposta de intervenção está clara, mas poderia detalhar melhor os meios.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.