Avatar do usuário
Por anasouza14
Quantidade de postagens
#124715
Na música "Que país é este?", da banda Legião Urbana, há a denúncia acerca de diversos problemas sociais, como o desprezo à Constituição. Na realidade brasileira, isso pode ser observado enquanto a negligência governamental e o silenciamento midiático perpetuam na importância da educação financeira em questão no Brasil, infringindo o direito à qualidade de vida. Nesse sentido, é imprescindível remediar esse imbróglio em prol da plena harmonia social.
Nessa perspectiva, o desleixo do governo com o bem-estar econômico da população representa um grande desafio para a educação financeira no Brasil. Segundo o jornalista Gilberto Dimenstein, em seu livro "Cidadão de Papel", o Brasil é marcado pela não aplicação prática dos mecanismos legais, garantidos na Constituição de 1988, e pela cidadania aparente apenas no campo teórico. Dito isso, a importância da educação financeira vem ao encontro do cenário postulado pelo jornalista. Isso ocorre, porque o Estado não investe em recursos para programas de treinamento e orientação financeira, devido seu investimento em outras áreas. Consequentemente, sem o apoio aparente do governo, instantaneamente, há uma invisibilidade social no país sobre o tema em questão. Então, é necessário instâncias governamentais para mitigar o problema discutido.
Ademais, é observado que a mídia não informa e não propõe debates que elevem o nível da população acerca da importância da educação financeira, haja vista sua preocupação em dar palco para notícias desnecessárias, como os assuntos ligado ao entretenimento. Sendo assim, a falta de informatividade gera uma sociedade ignorante, fazendo com que a comunidade não saiba e entenda os riscos e as altas consequências que a falta do ensino financeiro traz, tais como: endividamento excessivo e a vulnerabilidade a fraudes. Desse modo, a mídia, como portadora da voz do povo, deve informar à população e pressionar o governo, para que essa pauta em específico acabe.
Portanto, é necessário medidas para garantir a educação financeira no Brasil. Então, cabe ao Governo Federal, órgão de maior poder, criar campanhas no meio físico e virtual, via propaganda na televisão e nas redes sociais, como Instagram e Facebook, para integrar no currículo escolar a matéria economia como obrigatória e criar programas de treinamento e orientação gratuitos, findando o silenciamento midiático e, também, a negligência governamental, tendo em vista que as pessoas saberão cobrar seus direitos garantidos na Constituição.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

É inegável, nos dias atuais, que a participação da[…]

A animação "Lorax em busca da Trúfula perdida[…]

Redação sobre Sedentarismo

A Constituição Federal de 1988, documento de maior[…]

Redacão

“Utopia”, a famosa obra de Thomas More, retrata u[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.