Avatar do usuário
Por Lalauenem
Quantidade de postagens
#138564
Segundo o escritor Aldous Huxley, " os fatos não deixam de existir só porque são ignorados ". O pensamento estimula a reflexão sobre a importância da educação financeira na formação do jovem brasileiro, visto que tal temática é invisibilizada. Sendo assim, é válido dissertar tanto sobre a educação lacunar quanto a supremacia dos interesses capitalistas.
De início, analisa-se a educação lacunar como um dos agravantes da problemática. Nesse contexto, de acordo com filósofo Immanuel Kant, " o ser humano é aquilo que a educação faz dele ". Sob esse viés, percebe-se que a educação é fundamental para uma vida social estável, sendo essênsial desde a base fundamental, com objetivo de ensinar o jovem cidadão a administrar seus recursos de maneira correta. A exemplo disso, pode-se citar o investimento mal elaborado dos jovens em coisas inférteis e que não retornam o dinheiro investido. Dessa forma, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Ademais, é imperativo pontuar a supremacia dos interesses capitalistas como impulsionadora da problemática. Nessa perspectiva, é válido destacar a afirmação do geógrafo Milton Santos: " o que vivemos hoje é que o homem deixou de ser o centro do mundo. O centro do mundo agora é o dinheiro". Dessa forma, nota-se que sem uma educação financeira ideal a sociedade vai se desenvolver com sede de riqueza insaciável, buscando uma padronização de riquezas, a qual não será alcançada, visto que existe um desvio de conhecimento relacionado a investimentos financeiros. Destarte, é imprescindível que haja mudança.
Portanto, ações são necessárias no sentido de reverter essa realidade. Para isso, o Ministério da Educação - órgão responsável por oferecer um ensino de qualidade para o país-por meio de palestras, campanhas e gincanas de aprendizado, deverá informar os jovens, a fim de que todos os jovens tenham direito a educação financeira no Brasil.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
800
pontos
Desbloquear

    O texto apresenta uma boa argumentação, mas pode ser melhorado em coesão e clareza. Por exemplo, a frase "a educação lacunar como um dos agravantes da problemática" poderia ser reescrita para "a falta de educação financeira é um dos principais agravantes do problema". Além disso, ao citar Milton Santos, poderia haver uma melhor conexão entre as ideias apresentadas. Ao elaborar a proposta de intervenção, incluir mais detalhes sobre como as gincanas e palestras seriam implementadas ajudaria na clareza da ação proposta.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Os desafios para enfrentar a invisibilidade do tra[…]

Saúde mental no século XXI

Conhecido como o "pai da medicina", Hipó[…]

De acordo com a Lei Maria da Penha, a violência do[…]

Em 2010, Dilma Rousseff foi eleita presidente do B[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.