Pessoas que já conquista o hábito de ler na infância, tendem a ter mais pensamentos críticos, questionando e opinando sempre que for necessário. Além de melhorar e ampliar, a criatividade e a curiosidade, fazendo com que tenha mais hobbies na fase da adolescência e aperfeiçoando na fase adulta, podendo ser de grande ajuda no mercado de trabalho.
Os benefícios de ter o hábito de ler, faz com que amplie o seu vocabulário e facilita a aprender mais hábitos mentais. No Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), alunos que leem mais tendem melhorar notas na redação, pois conseguem organizar melhor as suas ideias e se aprofundar mais, assim deixando mais claro quando está fazendo o texto.
Diante do exposto, fica claro que a leitura desempenha um papel essencial na sociedade, tanto no desenvolvimento do pensamento crítico quanto na melhoria das oportunidades educacionais e profissionais. Para que mais pessoas adquiram o hábito de ler frequentemente, é de extrema importância que o governo amplie e melhore, o acesso a bibliotecas e promova campanhas de incentivos. Entretanto, a família tem um papel fundamental ao estimular a leitura desde a infância. Apenas com essas iniciativas será possível formar cidadãos mais preparados para viver os problemas do mundo moderno.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Foram identificados problemas de concordância e regência. Ex.: “existe inúmeros benefícios” – sugere-se “oferece inúmeros benefícios”; “se o hábito de ler já vier desde a infância” – utilizar “se forma” ou “se inicia”; “Pessoas que já conquista” – corrigir para “conquistam”; “facilita a aprender” – substituir por “facilita o aprendizado”; “melhor notas” – incluir o artigo “melhoram as notas”. A proposta de intervenção, embora pertinente, poderia ser mais detalhada.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.