Avatar do usuário
Por santilva
Quantidade de postagens
#140689
A Constituição Federal de 1988, no Art. 5°, assegura os direitos fundamentais como a igualdade e a dignidade humana. No entanto, apesar dessa garantia constitucional, observa-se uma falha nesse princípio social, visto que ainda persistem obstáculos que dificultam a participação da mulher na política brasileira. Dessa forma, é preciso analisar a omissão governamental e a desigualdade de gênero como os principais fatores desse impasse.

Convém destacar que a negligência governamental é um dos primeiros fatores de manutenção do empecilho, uma vez que a falta de ações contribui para o agravamento da questão. Dessa forma, a obra Cidadão de papel, de Gilberto Dimenstein, expõe bem esse fato na medida que denuncia como os direitos dos direitos são garantidos em documentos, mas, na prática, são tratados de forma simbólica. Sob esse viés, a questão da participação da mulher na política brasileira, é frequentemente colocada em último plano nas discussões e debates políticos, postura que fomenta a invisibilidade a respeito desse assunto. Essa atitude negligente atrapalha a resolução desse impasse e, por consequência, compromete as garantias constitucionais.

Ademais, é notório enfatizar que a desigualdade de gênero é outro fator que impede a participação feminina na política. Embora tenha conquistado o direito de votar, ainda as mulheres são minorias na política brasileira devido à cultura machista. Assim, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Portanto, medidas precisam ser tomadas para superar esses desafios. Cabe ao Estado — ente administrativo responsável pela promoção do bem comum — implementar políticas públicas que assegurem a participação feminina na política brasileira. Isso deve ser feito mediante a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que amplie os direitos das mulheres de participar das decisões políticas, essencial para o progresso do país. Além disso, a sociedade civil, ONGs devem organizar uma manifestação a fim de reivindicar direitos iguais. Com essas iniciativas, os princípios constitucionais serão plenamente asseguradas.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
840
pontos
Desbloquear

    Os principais erros incluem a repetição desnecessária de "dos direitos" e o uso incorreto de concordância em "serão plenamente asseguradas", que deveria ser "assegurados". A frase "a sociedade civil, ONGs devem organizar" carece de conectivo adequado, podendo ser reescrita como "a sociedade civil e as ONGs devem organizar". Na proposta de intervenção, detalhar mais o papel das ONGs poderia enriquecer a argumentação.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por babaloo
Quantidade de postagens Doações Doações
#140691
Olá! Sua redação aborda de forma clara a questão da participação feminina na política brasileira, destacando a negligência governamental e a desigualdade de gênero. Você apresenta argumentos consistentes, como a falta de ações efetivas por parte do Estado e a cultura machista presente na sociedade. Além disso, propõe soluções concretas, como a aprovação de uma PEC e a organização de manifestações. No entanto, atente-se à coesão textual e à argumentação mais complexa para aprofundar o tema. No geral, sua redação recebe a nota 740 (160 + 160 + 120 + 160 + 140). 📝👏
0

A constituição federal de 1988, norma que rege a s[…]

Durante o Período de Escravidão, a população negra[…]

A música "geração coca-coca" cantada por[…]

Durante o Período de Escravidão, a população negra[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.