Avatar do usuário
Por Gabriville
Quantidade de postagens
#144020
A memória nacional é importante pois ajuda na construção da identidade de um povo. Através dela, passamos a compreender nossa história. De acordo com o filósofo irlandês do século XIX, Edmund Burke, "um povo que não conhece sua história está fadado a repeti-la." No entanto, sua preservação enfrenta dificuldades, ameaçando o entendimento sobre nossas origens.

Um dos maiores obstáculos para a preservação da memória nacional é o descaso do poder público com o patrimônio histórico, por exemplo, o incêndio do Museu Nacional, que ocorreu por falta de manutenção adequada e investimentos. Essa tragédia levou à perda de 90% do acervo de itens históricos e científicos mantidos pelo museu, evidenciando como a negligência estatal pode causar perdas irreversíveis, e, indiretamente, dificultar o acesso das futuras gerações a um pedaço de sua identidade.

Além disso, o abandono da memória nacional é uma forma de apagar grupos historicamente marginalizados. Povos indígenas e afrodescendentes têm suas histórias pouco valorizadas ou até mesmo ignoradas em registros oficiais. Isso faz com que parte da história do país seja apagada e impede que a variedade cultural brasileira seja reconhecida como uma peça fundamental da identidade nacional.

Portanto, é dever do Governo Federal desenvolver políticas públicas visando a preservação de centros históricos e proteger a memória de grupos marginalizados. Ademais, o Ministério da Educação deve reformular o currículo escolar, incluindo conteúdos mais aprofundados sobre a história e a cultura do país, com o objetivo de despertar nos estudantes o interesse pelas origens nacionais e fortalecer o senso de pertencimento.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
1000
pontos
Desbloquear

    Competência 1: O texto apresenta excelente domínio da Norma-Padrão da Língua Portuguesa, sem erros gramaticais identificados. Competência 2: A redação compreende e desenvolve bem o tema proposto, abordando a importância da preservação da memória nacional. Competência 3: As ideias são bem articuladas, utilizando argumentos e citações relevantes, como a de Edmund Burke, para sustentar o ponto de vista. Competência 4: O uso de conectivos é adequado, garantindo a coesão e coerência do texto. Competência 5: A proposta de intervenção é completa, envolvendo agentes como o Governo Federal e o Ministério da Educação e detalhando ações necessárias.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

A inclusão social de pessoas com deficiência, aind[…]

"A mudança climática é real, está acontecendo[…]

Atualmente está ficando cada vez mais comum o nasc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.