Avatar do usuário
Por Clowngume
Quantidade de postagens
#133163
Na obra “O Clone”, escrita por Glória Pérez em 2001, narra-se a história dos gêmeos Lucas e Diogo, que, além de enfrentar obstáculos em relação à saúde devido às suas marcas de nascença, vivenciam a importância da vacinação para o direito à saúde no Brasil, um tema que permanece invisível no país contemporâneo. Diante disso, cabe refletir sobre o legado histórico desgovernamental e a intensificação das desigualdades para compreender os desafios que impedem o acesso à vacina como um direito à saúde.
Nesse contexto, é válido considerar a existência de permanências históricas como principal fator causador do impasse na vacinação e na distribuição social. Isso ocorre porque evidenciam a necessidade de um sistema de saúde mais estruturado. Embora a luta popular por melhores condições de sanidade e bem-estar tenha garantido o direito à saúde na Constituição de 1988, é nítido que, anos depois dessa conquista, uma parcela da sociedade brasileira ainda não recebe a vacinação completa, permanecendo vulnerável aos riscos e contaminantes apresentados pela insalubridade do país.
Ademais, é relevante considerar a ampliação da disparidade social como uma consequência direta da problemática do direito à vacinação. De acordo com o escritor brasileiro Ariano Suassuna, o Brasil é uma nação dividida em dois fragmentos: o país dos privilegiados e o dos despossuídos. A estrutura nacional atende principalmente os primeiros. A partir disso, percebe-se que famílias de baixa renda não têm acesso a um bom atendimento de saúde e vacinação completa. Logo, é notório que a falta de acesso à vacinação reforça as desigualdades sociais que separam os privilegiados dos despossuídos.
Portanto, torna-se claro que os desafios enfrentados pela invisibilidade na distribuição de vacinas precisam ser combatidos. Para isso, é essencial que o governo federal ofereça subsídios destinados às famílias em condições precárias para garantir acesso à qualidade de saúde. Isso deve ocorrer por meio de leis e diretrizes orçamentárias que visem reduzir as disparidades sociais e, consequentemente, superar os obstáculos enfrentados pelos gêmeos, assim como Glória Pérez definiu.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido
Colaborador

poxa, eu enviei uma redação ontem e até agora aind[…]

"Utopia" a famosa obra do escrito britân[…]

"Utopia" a famosa obra do escrito britân[…]

C1 – 160. Na trave! Encontrei três desvios. -“Ace[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.