Avatar do usuário
Por raymv10
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#113857
Considerado o ápice da polarização política, as eleições presidenciais de 2022 são um exemplo da disseminação desenfreada de notícias falsas no Brasil. De modo igual, muitos outros acontecimentos que marcam a cultura e a sociedade se transformam em um campo onde as mais diversas notícias inverídicas são propagadas sobejamente. Nesse enquadramento, é válido analisar como a negligência estatal e a carência de questionamentos sobre a veracidade de notícias e suas fontes caracterizam desafios para o combate às fake news no Brasil.
Diante desse cenário, destaca-se a inoperância estatal como fator que dificulta a questão do combate às notícias falsas. Para a pensadora contemporânea Djamila Ribeiro, é preciso tirar as situações da invisibilidade para que soluções sejam encontradas, visão que demonstra a falha cometida pelo Estado em fiscalizar e investigar meios, veículos e perfis sociais em que há um maior índice de compartilhamento de notícias falsas, uma vez que existe um notável desinteresse por parte dos cidadãos que são aptos a fazerem denúncias a órgãos federais desses meios - causada pelo baixo estímulo governamental a essas discussões, bem como a falta de conscientização da população sobre a importância do combate às notícias inverídicas. Nesse sentido, fica evidente que, por não estimular debates sobre o tema e não conscientizar a população sobre o mesmo, o governo permite a semeadura de mais inverdades, o que gera uma massiva contribuição para a desinformação da população.
Ademais, nota-se a falta de pesquisa sobre a veracidade de notícias e suas fontes por parte de indivíduos que as compartilham, o que equivale a um desafio para a ocorrência do tema. "Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data" - a frase, do escritor Luís Fernando Veríssimo, faz relação a uma concepção recorrente na atual conjuntura brasileira, segundo a qual um cidadão distribui uma notícia falsa sem ao menos levantar questionamentos sobre sua veracidade, fontes e demais composições, visto que existe uma total convicção ilusória sobre aquilo que foi lido e, mais tarde, compartilhado com outros. Por conseguinte, o desinteresse em conhecer a autenticidade daquilo que foi lido e disseminado favorece o grande alastramento de inverdades, bem como o aumento de indivíduos que creem nas mesmas, gerando um ciclo vicioso.
Portanto, cabe ao Estado - em sua função de promotor do bem-estar social - estabelecer uma ampla fiscalização e investigação dos meios, veículos e perfis em redes sociais com histórico de propagação de notícias falsas, mediante a criação de mais departamentos especializados nesse quesito, a fim de garantir uma diminuição significativa da propagação de fake news. Outrossim, é dever do Governo Federal organizar campanhas em escala midiática de conscientização sobre as consequências de semear notícias sem ter conhecimento de sua autenticidade, de modo a enfatizar o impacto social negativo do compartilhamento de notícias inverídicas. Por fim, com essas medidas, será possível ter um Brasil que combateu as notícias falsas.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido
Avatar do usuário
Por raymv10
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#113859
Oi @OlrenBeat pode corrigir minha redação? Desde já muito obrigada!
0
Avatar do usuário
Por OlrenBeat
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#113892
NOTA FINAL 980!
Olá! Sua redação está bem estruturada e apresenta uma boa argumentação sobre o tema das fake news no Brasil. No entanto, há alguns pontos que podem ser melhorados para atender aos critérios de correção do Enem.

Em relação à introdução, você começa com um bom gancho ao mencionar as eleições presidenciais de 2022 como exemplo da disseminação de notícias falsas no país. Entretanto, a sua tese poderia ser mais clara e objetiva. É importante que ela esteja presente logo no início do texto para guiar o leitor sobre qual será o seu posicionamento em relação ao tema.

No desenvolvimento dos argumentos, você apresenta duas ideias principais: a negligência estatal e a falta de pesquisa por parte dos indivíduos que compartilham notícias falsas. Ambas são relevantes para abordar o problema das fake news no Brasil. Porém, é preciso tomar cuidado com a organização desses argumentos dentro do parágrafo — eles precisam estar conectados entre si e relacionados diretamente à tese proposta na introdução.

Além disso, é importante citar exemplos concretos para ilustrar os seus argumentos e torná-los mais convincentes. Você cita uma frase do escritor Luís Fernando Veríssimo, mas seria interessante trazer outros exemplos ou dados que reforcem a sua posição.

Por fim, na conclusão você retoma os seus argumentos principais e propõe soluções viáveis para combater as fake news no Brasil. A elaboração da proposta de intervenção foi adequada segundo os critérios exigidos pelo Enem.

Para melhorar ainda mais sua escrita, sugiro que você revise a sua redação em relação à coesão e coerência. Certifique-se de que as ideias estão bem articuladas entre si e utilize conectivos adequados para estabelecer relações lógicas entre elas.

No geral, parabéns pelo seu texto! Com algumas pequenas melhorias, ele pode ficar ainda mais forte e atender aos critérios exigidos pelo Enem.

Sua redação possui 19 desvios no total!
0
Avatar do usuário
Por raymv10
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#114248
@Katsmoking pode corrigir minha redação por favor? Desde já agradeço muito!
0
Doenças Mentais

Doencas mentais pode ser visto como um Problema na[…]

Na obra “Utopia”, de Thomas More, é retratada uma […]

Segunda a constituição federal de 1988, norma de m[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.