No Brasil não temos uma lei estabelecida sobre notícias falsas, mas pode ser considerado um crime se um cidadão fazer uma notícia falsa. Em nossos dias atuais, cerca de 90% da população acaba acreditando em uma notícia falsa, 86% tem a preocupação de fazer uma pesquisa sobre a notícia, e 44% dos brasileiros acaba tendo acesso todos os dias dessas notícias. As principais pessoas afetadas são os idosos, pois eles não tem um vasto conhecimento sobre a tecnologia. Uma falsa notícia que esse público sempre recebe, é que seus filhos ou parentes foram sequestrados, e para soltar esses parentes precisam mandar um quantia parcialmente alta, pois eles acaba acreditando que é real, e ficam amedrontados, com medo de acontecer algo com seus familiares. Uma senhora de 67 anos, que era minha vizinha, mandou cerca de 4 mil reais para essas pessoas, e quando descobriu que era mentira, teve um infarto, mas conseguiu sobreviver.
Em conclusão, quantas outras pessoas não caíram nessas notícias falsas, e muitas outras. Nosso Brasil deveria ter uma lei contra as notícias falsas, por conta que não afeta só uma parte da sociedade, e sim a maioria, pois eles acabam espalhando essa notícia, achando que é real. Devemos informar nossos cidadãos sobre o risco das notícias falsas, e como compreender se é falsa ou verdadeira, Paulo Freire escreveu em seu livro, pedagogia do oprimido "com a palavra, o homem se faz homem", usando a palavra para fazer trabalhos sociais sobre falsas notícias e combater para nosso povo parar de acreditar nelas, e com isso fazer um país com uma sociedade mais abrangente em relação a verdade.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Erros gramaticais incluem "às notícias falsas estão muito presente" (corrigir para "as notícias falsas estão muito presentes"), e "tem a preocupação de fazer uma pesquisa" (corrigir para "têm a preocupação"). Melhorar conectivos, como em "Uma dificuldade pois, tem lugares" (usar "há dificuldades, pois existem lugares"). A proposta de intervenção carece de detalhamento e elementos claros. Sugere-se explicitar agente e meio na intervenção.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.