Avatar do usuário
Por Bart001lomeu
Quantidade de postagens
#132418
Idealizado pelo filósofo Raimundo Teixeira, em 1889, com base nos princípios do positivismo, o lema "Ordem e Progresso" - escrito na bandeira brasileira - expõe um dos objetivos da nação: o avanço da sociedade mediante a defesa da ordem. No entanto, a efetivação desse objetivo mostra-se distante, uma vez que a a falta de importância ao saneamento básico para a população brasileira configura um grave desafio a ser enfrentado pela sociedade. Nessa lógica, é preciso analisar não só a negligência governamental, como também a omissão midiática.
Diante disso, deve-se ressaltar a negligência do governo em relação a carência de higienização pública. De acordo com a Constituição Federal de 1988, a dignidade da pessoa humana é um direito social. Nesse sentido, imagina-se que o saneamento básico é garantido por tais direitos, pois, a Constituição prevê que o governo deve assegurar os recursos necessários para uma vida digna, incluindo o acesso à serviços essenciais. No entanto, infelizmente, o Estado não atua em defesa do ponto de vista coletivo previsto constitucionalmente, já que grande parte da população ainda sofre com a falta de infraestrutura básica. Desse modo, é necessário reformular essa postura estatal de forma urgente.
Ademais, a omissão midiática é outro fator que intensifica a falta de prioridade dada ao saneamento básico da sociedade brasileira. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cerca de 16% da população não tem acesso a água tratada e a gestão de resíduos sólidos. Nessa perspectiva, pode se observar que a mídia, falha em não promover debates que elevem o nível de informação do público sobre a importância de uma infraestrutura sanitária adequada, e é por essa razão que as redes de comunicação precisam adotar um novo posicionamento para a resolução do empecilho.
Fica evidente, portanto, que a criação de alternativas é fundamental para amenizar os impasses citados. Assim o Estado - enquanto garantidor dos direitos fundamentais - Deve, por meio da legislação vigente, implementar e ampliar sistemas de saneamento básico, a fim de garantir saúde e qualidade de vida para a população. Além disso, a mídia precisa utilizar os veículos de comunicação com intuito de promover a conscientização da importânciados serviços de saneamento. Com essas medidas será possível converter o objetivo elencado na bandeira brasileira em realidade.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

Caminhos para combater a gravidez precoce no Brasi[…]

Caminhos para combater a gravidez precoce no Brasi[…]

JoaoPedro72 JoaoPedro722 ProfDan red1000[…]

Em outubro de 1988, a sociedade conheceu um dos d[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.