É importante pontuar, de início, que a inoperância estatal contribui para o agravamento do problema. Nessa lógica, fundamenta-se a doutrina do economista Keynes, de que o governo deve criar um Estado de bem-estar social, fornecendo qualidade de vida a todos os cidadãos. Isso significa que, no caso do tema, a falta de políticas públicas mais efetivas aliadas a uma gestão adequada de resíduos têm deixado as cidades turísticas em situação de vulnerabilidade, ou seja, a negligência em relação a preservação sócio-ambiental pode resultar na perda irreparável de monumentos, lugares, tradições e memórias. Assim, fica explícito que a inoperância estatal contribui com a permanência do problema.
Outrossim, é válido destacar que a falta de educação atua como fator que corrobora para a manutenção da temática. Partindo desse pressuposto, esse cenário relaciona-se a perspectiva do filósofo Kant, de que o ser humano é resultado da educação que teve, logo se existe um problema social, há uma lacuna educacional, ou seja, entre os desafios do turismo sustentável no Brasil, evidenciam-se a falta de conhecimento sobre a importância de preservar o meio ambiente e os cuidados necessários para prevenir danos aos locais visitados, pensando nas gerações futuras. Desse modo, é evidente que a falta de conhecimento é um fator agravante do problema.
Portanto, faz-se necessário organizar uma expectativa futura vinculada ao descaso governamental e a lacuna educacional. Para isso, torna-se imprescindível a criação de programas de capacitação e treinamento em turismo sustentável para toda população brasileira, bem como a criação de políticas públicas, pelo Ministério do Turismo, voltadas para a informação e a criação de infraestrutura adequada. Desse modo, a problemática será amenizada ou até mesmo, solucionada.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros principais incluem "denfendê-lo" que deve ser corrigido para "defendê-lo". A frase "a negligência em relação a preservação sócio-ambiental" deve ter o artigo definido antes de "preservação": "à preservação sócio-ambiental". Na proposta de intervenção, detalhar mais o agente ou meio seria benéfico. Por exemplo, especificar como os programas de capacitação serão implementados ou quem será responsável por eles.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.