Avatar do usuário
Por Hillary1589
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#122029
Audous Huxby defende "Os fatos não deixam de existir só porque são ignorados". Tal perspectiva é verificada na permanência da invisibilidade na falta de valorização do uso de energias renováveis no Brasil, visto que, o artigo 225° da Constituição Federal garante a todos o direito a um ambiente ecologicamente equilibrado. Porém, este direito não tem se reverberado com ênfase na prática, pois há a persistência de alterações climáticas influenciadas pelo ser humano que afeta a qualidade de vida do corpo social. Por isso, então, deve-se traçar estratégias a partir da atuação nas causas do problema, destacando a negligência estatal e a influência da mentalidade social.
Desse modo, em primeira análise, a negligência governamental é um desafio presente no cenário da falta de notoriedade em relação as energias renováveis no País tupiniquím. Segundo Gilberto Dimenstein em sua obra "cidadão de papel", a legislação é ineficaz, embora aparente ser completa na teoria, não se concretiza na prática. Prova disso, é a escassez de políticas públicas satisfatórias para o planejamento e investimento em energias renováveis, visto que, a permanência de energias não renováveis causam alterações climáticas e prejudicam o meio ambiente, assim como, a qualidade do ar e da vida. Desse modo, para que tal visibilidade se concretize, o Estado precisa sair da inércia em que se encontra.
Além disso, é coerente apontar que a influência da mentalidade social é uma entrave no que tange o problema. Chimamanda Adichie defende que a "Cultura não faz as pessoas; as pessoas fazem a cultura". Tal perspectiva aponta para a responsabilidade individual de alertar o pensamento coletivo sobre as consequências do uso de energias não limpas, visto que, a responsabilidade de manter a preservação do meio ambiente equilibrado também é da coletividade, assim como, incentivar o uso de energias renováveis para uma melhor qualidade de vida do corpo social. Assim, é preciso suscitar a ação individual para a construção social desejada.
Portanto, faz-se necessário uma intervenção. Para isso, o Ministério Público, cujo dever, de acordo com o artigo 127 da "constituição cidadã", é garantir a ordem jurídica e a defesa de interesses sociais e individuais indisponíveis, cobre do Estado ações concretas a fim de combater a falta de planejamento ecológico à respeito de investimentos em energias renováveis. Entre essas ações, deve-se incluir um programa, por meio de entrevistas com ambientalistas, com a finalidade de atualizar a mentalidade social sobre os impactos causados pelas energias não limpas no meio ambiente. Desse modo, os fatos não serão ignorados e poderão deixar de existir.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido
Avatar do usuário
Por vitoria345
Quantidade de postagens
#130984
Parabéns pela sua redação, sua proposta de intervenção está completa, possui os 5 elementos, seu texto possui excelente repertório sociocultural, bem articulado ao tema, notei um projeto de texto presente, porém sugiro que melhore um pouco ao desenvolvimento do tema proposto, você citou "a persistência de alterações climáticas influenciadas pelo ser humano" como o tema na introdução e disse como isso afeta a qualidade de vida das pessoas, não disse se essas alterações climáticas eram devido a utilização de fontes de energia não renováveis, não ficou explícito, o tema, sugiro que ao abordar o tema utilize sempre sinonimos, trocam a palavra mas não altera o seu sentido ao texto, principalmente a introdução. Espero ter ajudado:)
0

Na série “Grey’s Anatomy” disponível na plataforma[…]

Observa-se que, a exploração do trabalho é um fenô[…]

Racismo no brasil

O Racismo no Brasil acontece desde o século xv, ao[…]

Chimamanda Adichie afirma que a mudança do "s[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.