Por mais que esta seja uma fake news pouco nociva a todos, é um caso lembrado até os dias de hoje por tamanha repercussão midiática. O Brasil se comoveu com a "história" da pobre mulher, lubridiando a todos e é fato que muito dinheiro foi perdido ao acreditar em tal mentira. Neste caso, não houve morte, mas e no caso daqueles que acreditam no ex presidente, Jair Bolsonaro, que se tomassem a vacina da covid-19 virariam jacaré, ou que era "só para gastar dinheiro público" e por estar razões não tomaram e acabaram falecendo por complicações da covid-19?
É visível que desde o posicionamento do ex presidente, o número de anti-vacinas aumentou exponencialmente. Estudos indicam que a maioria das mortes por covid-19 ocorreu entre pessoas não vacinadas. No país, uma pesquisa mostrou que cerca de 400 mil mortes poderiam ter sido evidadas se medidas preventivas tivessem sido tomadas antes.
Por tudo isso, é notável que as fake news são um problema sério e que deve ser combatido com medidas eficientes. As médias, tais como os jornais e redes sociais, devem se esforçar a encontrar fontes confiáveis e checar mais de uma fonte. Leis contra as fake news e sua disseminação deveriam ser implementadas pelo poder executivo para que o poder judiciário possa condenar tais práticas. Somente por meio da educação midiática e do pensando crítico será possível construir uma sociedade mais consiente e imune dos efeitos negativos das fake news.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Erros principais incluem "possui" em vez de "possuía", "lubridiando" que deve ser "ludibriando", e "consiente" que deveria ser "consciente". A introdução do segundo parágrafo poderia ser mais clara ao conectar fake news com o caso citado. Reescrevendo, pode-se usar: “Apesar de menos nociva, a fake news protagonizada por Maria Verônica ilustra o impacto das notícias falsas.” Na proposta de intervenção, detalhar quem seriam os agentes responsáveis pela educação midiática.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.