A ignorância por parte de uma população sobre a cultura afro no Brasil é amedrontadora, os ataques aos terreiros em Curitiba são frequentes, quase 80% das ligações anônimas sobre vandalismo em templos religiosos são de religiões afro-brasileiras, grande porcentagem de brasileiros consideram coisas advindas da cultura africana como “coisas do demônio”, inclusive dando nomes de orixás a entidades malignas, incentivando ao desprezo e ao preconceito em relação à cultura religiosa afro descendente.
Além disso, a situação estável dos lugares onde se pratica as danças e artes africanas é um grande empecilho
para valorização da cultura negra.Grande parte da população negra se localiza em periferias, longe dos locais urbanos,tendo que praticar suas formas de expressão em lugares “escondidos” com péssima infraestrutura, falta de saneamento básico e falta de segurança, visto que grande parte desses locais são encontrados em lugares com muita criminalidade, dificultando q disseminação da arte africana.
Portanto, é necessário a criação de programas governamentais que ajudem a melhorar a situação precária dos locais onde se praticam as artes afrodescendentes.É de mesma importância a criação de políticas públicas que promovam a igualdade racial, e leis que proíbam ativamente práticas de vandalismo em templos religiosos.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
A redação apresenta erros gramaticais como "foram expostos" em vez de "foi exposta", falta de vírgula após "Ainda, sim," e uso inadequado de preposição em "causado tanto pela". Corrija para "foi exposta", remova a vírgula após "Ainda assim" e use "causada tanto por". Falta coesão em trechos como “a situação estável” que deveria ser “instável”. Na intervenção, faltam detalhes sobre o agente e o meio. Sugira programas específicos com ações detalhadas para promover a cultura afrodescendente.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.