Em primeiro lugar, o Brasil, apesar de ser uma das maiores economias do mundo, enfrenta enormes desigualdades regionais e sociais, o que reflete diretamente na oferta de serviços públicos essenciais, como a educação infantil. Ademais,conforme dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 4 milhões de crianças de até 3 anos não têm acesso a creches. A esse respeito, a escassez de vagas se deve à falta de investimentos adequados, que impedem a ampliação de infraestrutura e a contratação de profissionais qualificados para atender à demanda.
Além disso, outro fator que agrava a situação é o baixo investimento público em educação infantil. Embora a Constituição de 1988 tenha garantido a educação infantil como direito de toda criança, na prática, o Estado ainda não cumpre plenamente essa obrigação. Nesse contexto, as políticas públicas nesse setor, muitas vezes, não são executadas de maneira eficaz, resultando em um sistema educacional que não consegue atender a todas as necessidades da população. Dessa forma, percebe-se que a expansão das creches requer um planejamento estratégico, com investimentos em infraestrutura, qualificação de profissionais e programas de apoio às famílias.
Logo, a insuficiência de creches públicas no Brasil prejudica o desenvolvimento infantil e agrava desigualdades sociais. Nesse sentido, para solucionar esse problema, é necessário que o governo amplie a oferta de vagas, melhore a infraestrutura e capacite os profissionais da educação infantil, garantindo a qualidade do serviço público. Assim, essas ações são fundamentais para promover um futuro mais justo para as crianças brasileiras.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Competência 1: Observa-se a ausência de espaços após as vírgulas e pontos (e.g., "famílias.Além disso" e "portanto,a"). Recomenda-se adicionar espaço entre a pontuação e a próxima palavra.
Competência 2: Tema abordado de forma completa e adequada, com compreensão clara.
Competência 3: Argumentos bem fundamentados e uso de dados concretos (Unicef), contribuindo para a defesa do ponto de vista.
Competência 4: A estrutura está clara, mas a inserção de conectivos (e.g., "além disso," "assim," e "logo,") pode ser mais fluida para favorecer a leitura.
Competência 5: A proposta de intervenção inclui os quatro elementos, mas carece de detalhamento, especialmente sobre como o governo asseguraria as ações sugeridas. Detalhar como os investimentos poderiam ser obtidos e garantidos seria uma melhoria.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.