Inicialmente, o sociólogo Zygmunt Bauman, em sua obra modernidade Líquida, destaca como a fragilidade das relações sociais compromete o engajamento coletivo em questões importantes. Essa ideia reflete no contexto da invisibilidade da normalização da adultizacao infantil no Brasil, onde a falta de conscientização e normalização social contribuem para a banalização social, agravando a naturalização de responsabilidades inadequadas para crianças. Dessa forma, fica evidente que a resolução desse problema exige tanto o envolvimento estatal quanto a mobilização social.
Ademais, o escritor Nelson Mandela, enfatiza que a educação é a arma mais poderosa que você usar para mudar o mundo. No entanto, no contexto da invisibilidade da normalização da adultização infantil, observa-se que as instituições educacionais evitam abordar o tema, o que resulta na sexualização precoce, colocando a criança em risco de exploração e abuso. Dessa forma, torna-se visível a necessidade de mudanças e ações eficazes.
Portanto, em vista dos argumentos apresentados, é necessário que está situação seja dissolvida. Para isso, o Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da justiça, implementação um Programa Nacional de conscientização. Essa ação deve incluir, no currículo escolar do Ensino Fundamental e Médio, módulos que abordem a parentifcação, a pressão estética e a sexualização precoce, por meio de palestras, debates e atividades imperativas, promovendo a conscientização das novas gerações. Além disso, o Ministério da comunicação deve criar campanhas midiáticas para ampliar a discussão sobre a invisibilidade da normalização da adultização infantil no Brasil, utilizando redes sociais e canais de TV para atingir o maior número de pessoas. Com essas medidas espera-se que o problema seja mitigado, garantindo uma sociedade mais justa e equilibrada.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Identifiquei erros de gramática, como "adultizacao" ao invés de "adultização" e "está situação" em vez de "esta situação". Corrija para manter a norma-padrão. A coesão pode ser melhorada com conectivos adequados, como substituir "Dessa forma" por "Portanto". A proposta de intervenção é completa e detalhada, mas sugiro adicionar mais detalhes sobre o agente ou meio para enriquecer ainda mais. No geral, o texto apresenta uma argumentação bem estruturada e coerente.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.