Nesse ínterim, compreende-se que a omissão estatal é determinante para a permanência dessa problemática. O filósofo inglês John Locke, em seu Contrato Social, destaca que é dever do Estado assegurar os direitos e o bem-estar coletivo. Contudo, a população em situação de rua não tem a devida atenção do Estado, evidenciada pela falta de eficácia em garantir dignidade a esse segmento populacional. Dessa forma, configura-se uma quebra do contrato de Locke. Assim, é fulcral que as autoridades competentes se mobilizem para mitigar esse problema.
Ademais, cabe ressaltar a apatia da sociedade como outro fator que dificulta a resolução do caso em destaque. A sociedade exposta no livro Cegueira Moral, do sociólogo Zygmunt Bauman, é composta por indivíduos que se comportam de forma apática e alheia ao sofrimento do outro. Nessa conjuntura, a comunidade ao redor trata esses indivíduos com descaso, como se fossem invisíveis, o que contribui para a sua marginalização. Essa falta de empatia dificulta ações coletivas eficazes, perpetuando o ciclo da exclusão social e a vulnerabilidade desse grupo.
Portanto, medidas são necessárias para que essa problemática não se perpetue. Para isso, cabe ao Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social, elaborar projetos por meio da criação de programas nacionais de assistência. Nesses programas, deve-se incluir a construção de centros de acolhimento com serviços de saúde, alimentação, higiene e capacitação profissional, financiados por verbas federais. Todo esse projeto tem o objetivo de garantir dignidade a esse grupo em vulnerabilidade social. Com isso, espera-se reduzir os índices de exclusão e combater a invisibilidade a que essas pessoas são submetidas.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Competência 1: A redação demonstra excelente domínio da norma-padrão da língua portuguesa, sem erros identificáveis.
Competência 2: O texto aborda com profundidade o tema proposto, "A invisibilidade da população de rua no Brasil", apresentando uma introdução clara, desenvolvimento coerente e conclusão articulada.
Competência 3: Informações e argumentos são bem selecionados e organizados, com referências apropriadas a Saramago, Locke e Bauman, defendendo o ponto de vista.
Competência 4: As ideias são conectadas de forma lógica e coesa, com uso eficaz de conectivos e locuções.
Competência 5: A proposta de intervenção é completa e bem detalhada, abrangendo todos os elementos necessários, incluindo agentes, ações, meios e finalidade.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.