Consoante a pensadora Djamila Ribeiro, "para pensar em soluções para uma realidade, deve-se tirá-la de invisibilidade". Outrossim, a ausente e nefasta presença do estado na sociedade têm proporcionado á estas mulheres muitas problemáticas como á carência e escassez de segurança, Ο que acarreta alta taxa de mortalidade na sociedade, o que pode medrar muitas outras lastimáveis adversidades á nação verde-amarela.
Sob tal perspectiva, o conceito e superioridade machista têm se ampliado rapidamente no território nacional, fazendo com que muitas vítimas aceitem ser destratadas e violentadas. Sob o mesmo ponto de vista, o filósofo Jean-Paul Sartre elucida que "A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota." Ademais, essa é a realidade da contemporaneidade, que visa a melhoria de assuntos políticos irrelevantes, que renunciam o cargo de preocupação com a fidalguia.
Portanto, a fim de garantir o combate com consonância das problemáticas supercriticadas, é profícua uma abordagem midiática maior para que então, a pedra do âmbito social seja retirada, e assim, às vítimas desses atos sejam tomadas providências, e haver o aperfeiçoamento no presente.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
O texto apresenta um bom domínio da norma-padrão da língua portuguesa, com poucas ocorrências de desvios gramaticais. No entanto, existem alguns erros de concordância, como em "o estado na sociedade têm proporcionado á estas mulheres" (Competência 1). A forma correta seria "tem proporcionado a estas mulheres".
A proposta de redação foi compreendida e o candidato conseguiu desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo, fazendo uma analogia interessante entre a pedra no caminho e a violência contra a mulher. No entanto, faltou uma maior exploração do tema da invisibilidade da violência (Competência 2).
O texto apresenta uma seleção de informações, fatos e argumentos em defesa de um ponto de vista. As citações de Carlos Drummond de Andrade, Djamila Ribeiro e Jean-Paul Sartre contribuem para a argumentação (Competência 3).
Há uma boa conexão entre os períodos, mantendo o sentido lógico entre eles (Competência 4).
Por fim, a proposta de intervenção apresentada, que é uma maior abordagem midiática, está relacionada ao tema proposto. No entanto, faltou detalhar os elementos da proposta de intervenção, como o agente, a ação, o meio e a finalidade (Competência 5).
Para melhorar, o candidato deve atentar-se às regras de concordância verbal e nominal, além de detalhar mais a proposta de intervenção, especificando quem deve realizar a ação, como ela será realizada, por meio de quais recursos e qual o objetivo final. Além disso, é importante aprofundar a discussão sobre a invisibilidade da violência contra as mulheres.