Diante desse cenário, urge salientar que combater a desigualdade é imprescindível. Esse viés, dá-se pela insuficiência governamental , que perpetua na marginalização de grupos específicos. Ademais , o filósofo Thomas Hobbes na obra "O Leviatã", afirma que é função do Estado, a partir do contrato social, a imposição de ordem e das garantias naturais do indivíduo. Contudo , o mesmo ente ocasiona desigualdade , por não interferir na condição de vida e garantir á cidadania dos cidadãos.
Outrossim, enquanto a injustiça social persistir, a sociedade deverá revogar seus direitos na busca de melhores condições de vida. Nessa óptica, Oscar Wilde - escritor irlandês -, defende que a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação. No entanto , seja porque não são ensinadas pelo meios midiáticos , ou porque não ocorre debates de conscientização no meio digital , tornando-se indiferente entre as pessoas, nunca havendo insatisfação para mudar tal cenário. Posto isso , a promoção de mudanças por parte do Pode Público não ocorre.
Destarte , é evidente que são fundamentais a criação de alternativas para amenizar o impasse citado. Para isso , os interlocutores da informação , como noticiários televisivos e canais de imprensas , em colaboração com as escolas, devem promover a relevância sobre a desigualdade social no cotidiano das pessoas, por meio de vídeos e palestras de persuasão sobre os direitos que estão perante a todos. A fim , de intermediar por vidas com condições não dignas, que assemelham-se a de "Vidas Secas".
-
C1 Norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 Seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 Construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.