Sob este viés, é preciso atentar para a desigualdade salarial como dominante para o atraso da mulher na sociedade atual. Nessa lógica, o físico alemão Albert Einstein afirma que “É mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito”. Além disso, ele menciona como é difícil combater às diversas formas de discriminação encontradas na população, sendo uma delas o pensamento enraizado de que os homens são os principais provedores, deixando o sexo feminino em funções mais tradicionais – cuidar da casa e filhos –. De resto, surge a pressão social e o medo de negociar salários, agravando e diminuindo o papel da mulher.
Outrossim, as expectativas sociais são obstáculos para o verdadeiro conhecimento feminino contemporâneo. Da mesma forma, Simone de Beauvoir acredita que "É pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separa do homem, somente o trabalho poderá garantir-lhe uma independência concreta". Contudo, as pressões para atender os papéis tradicionais de gênero ainda são fortes, o que afeta a mulher em suas escolhas pessoais e profissionais.
Faz-se necessário, portanto, criar meios de intervenção para o imbróglio. O Governo Federal deve implementar políticas públicas que promovam a igualdade de gênero no local de trabalho, por meio da divulgação de informações sobre salários, a fim de manter uma transparência social. Posteriormente, o Ministério da Educação, em parceria com a mídia, devem implementar programas educacionais nas escolas que adotem a igualdade de gênero e desafiem os estereótipos, a fim de promover uma visão mais igualitária aos papéis de gênero. Assim, a mulher terá seu papel respeitado e valorizado no mundo atual.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
O texto apresenta alguns erros gramaticais, como "à desigualdade salarial" em vez de "a desigualdade salarial" e "de resto" que poderia ser substituído por "além disso". A coesão pode ser melhorada com conectivos mais variados entre os parágrafos. Na proposta de intervenção, o detalhamento é adequado, mas a frase “a fim de promover uma visão mais igualitária aos papéis de gênero” poderia ser reescrita para “promover uma visão igualitária sobre os papéis de gênero”.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.