Afinal a concepção do que é bom ou ruim no meio musical tem algum pré-requisito? Críticos e entendedores do assunto costumam comparar as músicas da atualidade com as de épocas passadas. Contudo é totalmente injusto definir algo como melhor ou pior desconsiderando a época e se baseando apenas em seu gosto próprio, já que nem todos gostamos das mesmas coisas.
Além disso as músicas fazem uma constante referência ao que se é popular em cada época, antigamente as músicas eletrônicas, populares em baladas, na atualidade o funk, popular em bailes e festas. Claro que a região também deve ser considerada, pois a música muitas vezes está ligada à vivência, como o sertanejo no Interior.
Por isso não se deve atribuir um veredito de bom ou ruim ao gosto do outro comparado ao seu, pois gosto é uma escolha muito pessoal, que engloba diversos fatores, como, por exemplo, os ambientes que a pessoa frequenta, suas preferências, as vivências que lhe geram identificação. Isso, somado ao fato de que para alguns a batida conta mais que a letra.
Desse modo, antes de julgar algo como bom ou ruim deve-se considerar que para alguém mais velho os referenciais de alguém mais novo podem não fazer sentido e o contrário também vale, assim como alguém da cidade grande pode não entender as referências do interior, pois cada um tem seu estilo de vida que está ligado ao gosto musical, o ideal é entender e respeitar o individualismo.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 5. O participante não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
O texto apresenta um domínio adequado da norma-padrão da língua portuguesa, não sendo identificados erros gramaticais (Competência 1). Além disso, compreende a proposta de redação e desenvolve o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo (Competência 2).
No que diz respeito à seleção, relação, organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista (Competência 3), o texto apresenta uma defesa clara de que a música não pode ser julgada como boa ou ruim baseada em critérios pessoais. No entanto, poderia ter sido mais eficaz na apresentação de argumentos e fatos para apoiar essa visão.
O texto também demonstra um bom conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, utilizando elementos conectivos entre os períodos e mantendo o sentido lógico entre eles (Competência 4).
No entanto, o texto não apresenta uma proposta de intervenção relacionada ao tema proposto e articulada à discussão desenvolvida no texto (Competência 5). Para melhorar isso, o autor do texto poderia sugerir, por exemplo, uma maior educação musical nas escolas para promover a apreciação de diferentes estilos musicais, ou campanhas de conscientização sobre a importância de respeitar diferentes gostos musicais.