Deve-se destacar, primeiramente, que a exclusão social é um problema recorrente da população. Diante disso, segundo o Artigo 230 da Constituição Federal a família, a Sociedade e o Estado possuem o dever de amparar pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade. No entanto, tal direito é violado constantemente, ja que grande parte do grupo sênil não possui educação tecnológica, e consequentemente se torna um grupo invisibilizado, visto que a utilização da tecnologia é essencial na sociedade contemporânea. Desse modo, a inserção social da população sênior é fundamental para a civilização.
Além disso, a educação digital contribui diretamente na autonomia dos idosos. Sob essa perspectiva, no livro "A velhice" da Simone de Beauvoir, é destacado que a velhice não deve ser associada automaticamente à perda de autonomia ou relevância social. Sob esse prisma, a ausência desta autonomia se agrava quando este grupo não possui o acesso ou a sabedoria para utilizar os meios tecnológicos, tornando-se assim pessoas que necessitam frequentemente da ajuda de seus familiares e amigos, tendo como consequência à privação de sua autonomia. Diante disso, a falta de ensinamento tecnológico está diretamente ligada à ausência da independência das pessoas idosas.
Logo, para mitigar as necessidades da inclusão e educação digital de pessoas da terceira idade, cabe ao Governo Federal - responsável pelo bem-estar da população- promover a inclusão digital para este grupo, através de cursos em escolas que possuem computadores, a fim de diminuir a exclusão digital desta parcela da comunidade. Já a Sociedade deve ensinar aos mais velhos como ter autonomia, por meio do uso de tecnologias-como celulares e computadores-, para que assim a população sênil não perca sua independência. Assim, a afirmação do Ellon Musk estará coerente com a Sociedade contemporânea
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Principais erros: Norma padrão com grandes incorreções e grafias (Elion/Musk, lrtramente, sênil, ja, Artigo). Sugestão: revisar nomes próprios, acentuação e grafias: Elon Musk; “lrtramente digital” -> “irrestritamente digital” ou, melhor, “baseada em recursos digitais”; “sênil” -> “senil”; “já”; citações legais devem ser corretas. Coesão/Conteúdo: proposição de argumento sem aprofundamento sólido; evitar generalizações sem fontes. Setações de conectivos devem manter progressão lógica: introdução com tese clara; desenvolvimento organizado em parágrafos; conclusão retomando a tese. Intervenção: manter os quatro elementos (agente, ação, meio, finalidade) com descrição mais específica (ex.: governos locais promovem oficinas semanais gratuitas, com horário acessível, em regiões com menor conectividade) e referencia a direitos humanos.já
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.