Diante desse cenário, é notório que a administração incompetente do Estado atua como propulsor do empecilho. Nesse viés, para Thomas Hobbes, filósofo inglês, é dever do Estado proporcionar meios que auxiliem o progresso de toda a coletividade. Entretanto, as autoridades não visam meios necessários para o bem-estar da nação. À luz dos fatos, a baixa eficiência do Estado afeta diretamente as comunidades quilombolas ao buscar explorar economicamente as áreas ocupadas pelos povos tradicionais, gerando uma luta territorial e a quebra de direitos dos quilombos. Dessa maneira, trata-se de uma problemática que demanda a reversão de tal cenário.
Outrossim, a violação dos direitos humanos é uma das consequências do obstáculo. Diante disso, segundo o artigo 6° da Constituição Federal de 1988 -são direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação e o saneamento básico-. Por outro lado, tal realidade não se verifica, visto que esses direitos não estão sendo garantidos efetivamente pelo Estado e pelas instituições privadas devido ao preconceito cultural e racial, impulsionando a invisibilização dos povos quilombolas. Por tudo exposto, a exaustão social diante da repetição do problema reforça a urgência de medidas eficazes.
Portanto, visto os fatores que atuam negativamente e como consequência da preservação das comunidades quilombolas, é indubitável uma reversão do quadro atual brasileiro. Posto isso, cabe a mídia -maior difusora de informações- promover visibilidade aos povos tradicionais, por meio de posts e fóruns online que visem quebrar os estereótipos, a fim de não apenas garantir os seus direitos, mas também valorizar a sua rica cultura e território.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Principais erros: uso inadequado de termos (ex.: ‘infortúnio’, ‘exaurtão’), construções poco claras e pontuação inconsistente; coerência pode melhorar com conectores mais precisos. Sugestões: substituir termos impróprios por ‘problemas’, revisar ortografia (exaustão), ajustar a pontuação (evitar travessões soltos). Desenvolvimento mais claro com ligações entre as ideias: “Embora Zweig não trate…”, “Logo, as políticas públicas devem…”. Proposta de intervenção: manter agente (mídia) e expandir meio (telecomunicações, escolas, organizações locais) e finalidade (garantir direitos, ampliar participação).
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.