Primeiramente, é fato inegável que as atuais relações de trabalho sofreram forte alteração com a evolução da Globalização. Desde a perda da separação entre vida pessoal e profissional, gerada pelo contato constante com meios digitais para resolver questões de trabalho, até a competitividade acirrada por vagas uma vez que a substituição do serviço braçal por maquinário exigiu o desenvolvimento de novas habilidades por parte dos que desejam ser empregados, todos esses fatores desgastam a saúde mental do indivíduo, que sacrifica o lazer em nome de metas. Essa problemática é confirmada por dados do jornal "O globo", que apontaram um afastamento de mais de 270 mil empregados por problemas mentais em 2024.
Ademais, essas mazelas do mercado de trabalho globalizado também refletem no modelo de ensino, em especial dos jovens que se preparam para adentrar nas universidades, ponto essencial dos currículos. Segundo Rousseau, a educação ideal é aquela que respeita o desenvolvimento individual, em detrimento da tradicional, que impede a criatividade, sendo esta a proeminente. Consequentemente, prioriza-se um aprendizado voltado ao mercado, o que invoca mais habilidades técnicas, não emocionais, bem como avaliações padronizadas e excessivas. Tudo isso gera ansiedade nos discentes, que não passaram pelo correto estímulo de suas habilidades emocionais, levando-os a se absterem do descanso para darem conta dos inúmeros afazeres.
Percebe-se, portanto, a necessidade urgente de desaceleração para controlar os exorbitantes casos de desgaste mental. Para tanto, é essencial não só um reconhecimento individual por parte do afetado, mas também de políticas públicas eficazes no contexto trabalhista e educacional.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Competência 1: O texto apresenta alguns erros gramaticais, como a falta de concordância de "O globo" ao não usar o artigo definido e o uso do tempo verbal "apontaram" em vez de "aponta". Sugere-se: "Os dados do jornal 'O Globo' apontam".
Competência 2: O tema é plenamente compreendido e desenvolvido no formato adequado.
Competência 3: As informações e argumentos são bem selecionados e sustentam o ponto de vista.
Competência 4: As ideias apresentam coesão e coerência.
Competência 5: A proposta carece de detalhamento, como agentes específicos e meios práticos de implementação das políticas públicas. Detalhar poderia esclarecer como essas políticas chegariam ao público-alvo e quais seriam.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.