Avatar do usuário
Por jaqueline14
Quantidade de postagens
#160842
Segundo filósofo Jhon Rawls, é dever do estado garantir igualdade de oportunidade para todos. Contudo, tal ideia não se efetiva na realidade brasileira. Tendo em vista que o descaso com cidadãos em situação de rua tem ganho proporções negativas na atual circunstância. Com efeito, deve- se analisar os principais causadores da temática em questão: a negligência governamental e a omissão midiática.
Nesse sentido, vale salientar, a fragilidade estatal em dignificar a população em situação de rua. De acordo com o sociólogo Émile Durkheim a coesão social depende da atuação organizada de todas as instituições, especialmente o estado. Nessa perspectiva, divergente ao pensamento de Durkheim, a coesão social está distante de se tornar veracidade no Brasil, Visto que a máquina pública não fomenta políticas públicas eficazes, como projetos sociais para a inserção dessas pessoas às escolas, ao mercado de trabalho, ao corpo social. Além disso, essa comunidade é invisibilizada, a medida que são vistos com desprezo. Consequentemente, o desinteresse governamental perpétua a situação de vulnerabilidade dessas pessoas, impedindo sua reintegração social.
Outrossim, a omissão midiática dificulta à cobrança por soluções eficientes. Para fundamentar essa ideia o filósofo francês Jean- Paul Sartre afirma que " toda palavra tem consequência, todo silêncio também". Assim observa- se o falho papel da mídia em abordar sobre as vítimas em situações de rua, já que os meios de comunicação dão prioridade a temas menos importantes. Como resultado a ausência de divulgação contribui para a desinformação e perpetuação da inércia social.
Infere- se, portanto, que ações são necessárias para combater o problema.
Logo, cabe ao governo federal por meio de uma parceria com o ministério da cidadania, mediante o aumento de transparência nos órgãos públicos, deve implementar plataformas de acesso à informação para sociedade, promovendo a fiscalização e o controle social, com o intuito d pressionar o poder executivo federal a criar políticas públicas mais efetivas. Assim o Brasil se tornará igual para todos como na visão de Rawls.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
560
pontos
Desbloquear

    Erros recorrentes de norma (ex.: Jhon/John Rawls, deve- se, à medida, Jean- Paul Sartre, Infere- se) prejudicam a fluidez. Corrija: Jhon Rawls -> John Rawls; deve-se; à medida; Jean-Paul Sartre; observa-se; Infere-se; d pressionar -> de pressionar. Melhore a coesão entre ideias com conectivos (além de ‘Com efeito’, use ‘por isso’, ‘entretanto’). A intervenção precisa detalhar: agente, ação, meio e finalidade, com exemplo prático (ex.: o Ministério da Cidadania, criar um posto de acompanhamento social para pessoas em situação de rua, financiado por orçamento específico, com meta de reduzir vulnerabilidade em 2 anos).

    Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Para a filósofa brasileira Djamila Ribeiro, “Antes[…]

Evasão Escolar

É evidente que o Brasil apresenta um grande aument[…]

Um dos objetivos de grande importância, no Brasil,[…]

A série "Olimpos", da Netflix, mostra um[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aguarde…
Não atualize a página.