Diante dessa perspectiva, convém observar a omissão estatal como causadora do revés. A esse respeito, segundo o político britânico Winston Churchill, "o sucesso de um governo não é medido por sua capacidade de controlar, mas pela a habilidade de atender às necessidades de todos os cidadãos". Nessa ótica, tendo em vista os ideias do escritor, percebe-se a importância da participação do estado no gerenciamento de serviços fundamentais, como o saneamento básico. Contudo, tal conduta não é vigente à uma parcela considerável da sociedade, visto que muitas áreas se encontram em estado de insalubridade, devido ao acúmulo de lixo, redes de esgoto sem tratamento e despejo indevido de materiais contaminados, como os de hospitais. Nesse ínterim, o descaso do governo apresenta-se de maneira alarmante em zonas desfavorecidas, por exemplo, nas periferias, uma vez que não investem na manutenção dos sistemas de tratamento de água e na infraestrutura dos lixões. Consequentemente, a circunstância provoca inúmeras doenças, como a leptospirose e a cólera, pois devido a ausência de políticas salutares que visem o bem-estar sanitário de toda civilização, a situação tende a se agravar e aumentar gradativamente.
Ademais, compreende-se que o óbice se instalou na nação devido a assimetria social. Sob esse viés, conforme o dramaturgo Ariano Suassuna, "o Brasil é dividido em dois países distintos: o país dos privilegiados e o país dos despossuídos. Paralelo a isso, o pensamento do escritor se aplica à realidade brasileira, posto que a situação é produto de uma conjuntura intrínseca à desigualdades, no qual a população desfavorecida está mais propensa a sofrer as consequências da falta de um sistema sanitário qualificado, tais como a fácil propagação de enfermidades. Além disso, a inércia governamental é um dos fatores que impedem o desenvolvimento do saneamento básico em zonas mais pobres, já que não ampliam o acesso igualitário a todos, perpetuando os quadros de insalubridade nessas áreas, como os depósitos de lixo a céu aberto sem manutenção, falta de sistemas de esgoto e água contaminada devido a ausência de tratamento. Por conseguinte, o quadro tende a permanecer na sociedade, pois em virtude do abismo socioeconômico que impossibilita o acesso justo a serviços de saneamento básico para a população, os benefícios que esse sistema traria à sociedade são reduzidos significativamente.
Entende-se, portanto, a temática como obstáculo, inerente a raízes governamentais e econômicas. Logo, o Congresso Nacional, órgão que cria e modifica o ordenamento jurídico com sanção do presidente da república, deve realizar uma reforma nas leis e códigos que versem a inércia governamental, por meio de emendas e fiscalizações, com a finalidade de tratar a ineficiência do governo ao tratar os casos de falta de saneamento básico. Outrossim, o Ministério da Comunicação, instituto que regula o serviço de telecomunicação, deve elucidar a desigualdade social, por meio de noticiários e campanhas informativas, para informar a população acercar da discrepância no tratamento sanitário em áreas desfavorecidas e promover um debate sobre o caso.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Competência 1: Foram observados erros de acentuação e regência, como "às regulamentações" e "devido a ausência". A correção aqui deve incluir o uso correto da crase e da preposição, como "às regulamentações" corrigida para "as regulamentações" e "devido à ausência".
Competência 2: O tema foi bem compreendido e desenvolvido de forma clara.
Competência 3: Houve uma organização lógica e consistente dos argumentos com base em citações relevantes.
Competência 4: Apesar da coesão geral, algumas transições e uso de preposições podiam ser refinados, como "posto que" e "paralelo a isso".
Competência 5: A proposta de intervenção faltou detalhamento no papel do Congresso Nacional e do Ministério da Comunicação. Poderiam incluir mais detalhes sobre como essas ações seriam implementadas.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.