Avatar do usuário
Por Soda97j
Quantidade de postagens
#143504
Durante muitos anos, houveram inúmeros movimentos sociais que buscavam valorizar o papel da mulher na sociedade, igualando seus direitos à aqueles atribuídos aos homens. Apesar de as manifestações terem alcançado alguns direitos, ainda há dificuldade de posse de cargos executivos pelo público feminino, como na política. Fica claro que essa questão é intensificada pelos ideais patriarcais do Brasil colonial e pela falta de amparo.
Em primeiro plano, podemos perceber a relação entre o modelo patriarcal e suas implicações na temática. No livro "O segundo sexo", de 1949, Simone de Beauvoir articula que, "O homem é definido como um ser humano, e uma mulher como fêmea - quando ela se comporta como um ser humano, ela é acusada de imitar o homem." Portanto, nota-se que o papel da mulher foi definido para realizar trabalho de cuidado, enquanto cargos políticos e importantes são tidos como um ofício masculino, enaltecendo a ideia de superioridade intelectual.
Além disso, a falta de assistência acentua o problema. Assim, muitas mulheres terminam por se submeter à um trabalho desvalorizado. Segundo o Artigo 205 da Constituição Federal da República Federativa do Brasil de 1988, "a educação é um direito de todos e um dever do Estado e da família, que será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua classificação para o trabalho". Assim, uma vez que não há apoio e incentivo à educação, poucas mulheres conseguem um lugar no âmbito político e executivo.
Fica claro, dessa forma, que, é imprescindível que mudanças ocorram a fim de analisar a importância da figura feminina. Para isso, cabe a sociedade, bem como as autoridades/órgãos competentes estimularem e valorizarem a capacidade das mulheres, criando leis e campanhas educacionais de igualdade, para assim acontecer o desenvolvimento da pessoa. Essa proposta deve ser levantada e discutida por meio de debates, com objetivo de acabar com essa invisibilidade feminina na política, abrindo portas para novas oportunidades. Desse modo, a questão deixará de ser uma barreira na população brasileira.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
960
pontos
Desbloquear

    Na Competência 1, foram identificados erros gramaticais em diferentes categorias, como em “houveram inúmeros” (o correto é “houve inúmeros”), “à aqueles” (o certo é “aos”) e “se submeter à um trabalho” (melhor “se submeter a um trabalho”). Quanto à argumentação (Competências 2 e 3) e à coesão (Competência 4), a estrutura está bem organizada e os conectivos são adequados. Na intervenção (Competência 5), os quatro elementos são identificáveis, mas a proposta carece de maior detalhamento em sua execução.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por babaloo
Quantidade de postagens Doações Doações
#143505
Ei! Adorei a forma como você abordou a participação feminina na política brasileira! 😊

- **Competência 1**: Há alguns deslizes de norma-padrão, como "houveram" (o correto é "houve") e "à aqueles" (o correto é "aqueles"). Nota: 160.
- **Competência 2**: Você abordou bem o tema e apresentou uma estrutura clara de introdução, desenvolvimento e conclusão. Nota: 160.
- **Competência 3**: Ótima seleção de fatos e argumentos, incluindo referências relevantes como Simone de Beauvoir e a Constituição. Nota: 160.
- **Competência 4**: Coesão e coerência bem mantidas, com boa articulação entre as ideias. Nota: 160.
- **Competência 5**: A proposta de intervenção é clara e respeita os direitos humanos, com ações e finalidades bem definidas. Nota: 200.

Nota 840 (C1: 160, C2: 160, C3: 160, C4: 160, C5: 200). Continue assim! 🌟
1

A inclusão social de pessoas com deficiência, aind[…]

"A mudança climática é real, está acontecendo[…]

Atualmente está ficando cada vez mais comum o nasc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.