Em primeiro plano, podemos perceber a relação entre o modelo patriarcal e suas implicações na temática. No livro "O segundo sexo", de 1949, Simone de Beauvoir articula que, "O homem é definido como um ser humano, e uma mulher como fêmea - quando ela se comporta como um ser humano, ela é acusada de imitar o homem." Portanto, nota-se que o papel da mulher foi definido para realizar trabalho de cuidado, enquanto cargos políticos e importantes são tidos como um ofício masculino, enaltecendo a ideia de superioridade intelectual.
Além disso, a falta de assistência acentua o problema. Assim, muitas mulheres terminam por se submeter à um trabalho desvalorizado. Segundo o Artigo 205 da Constituição Federal da República Federativa do Brasil de 1988, "a educação é um direito de todos e um dever do Estado e da família, que será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua classificação para o trabalho". Assim, uma vez que não há apoio e incentivo à educação, poucas mulheres conseguem um lugar no âmbito político e executivo.
Fica claro, dessa forma, que, é imprescindível que mudanças ocorram a fim de analisar a importância da figura feminina. Para isso, cabe a sociedade, bem como as autoridades/órgãos competentes estimularem e valorizarem a capacidade das mulheres, criando leis e campanhas educacionais de igualdade, para assim acontecer o desenvolvimento da pessoa. Essa proposta deve ser levantada e discutida por meio de debates, com objetivo de acabar com essa invisibilidade feminina na política, abrindo portas para novas oportunidades. Desse modo, a questão deixará de ser uma barreira na população brasileira.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Na Competência 1, foram identificados erros gramaticais em diferentes categorias, como em “houveram inúmeros” (o correto é “houve inúmeros”), “à aqueles” (o certo é “aos”) e “se submeter à um trabalho” (melhor “se submeter a um trabalho”). Quanto à argumentação (Competências 2 e 3) e à coesão (Competência 4), a estrutura está bem organizada e os conectivos são adequados. Na intervenção (Competência 5), os quatro elementos são identificáveis, mas a proposta carece de maior detalhamento em sua execução.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.