Avatar do usuário
Por anaaugusto
Quantidade de postagens
#128918
No século XV indivíduos não brancos eram privados de liberdade e de condições mínimas de trabalho e vida. Dessa forma, relaciona-se esse fato com a realidade de cidadãos brasileiros, que devido à falta de oportunidades se sujeitam ainda hoje a essas condições. Sendo assim, torna-se cada vez mais comum que indivíduos de baixa renda sejam obrigados a trabalharem em situações degradantes para a obtenção de salários irrisórios. Com efeito, a permanência do trabalho análogo a escravidão ainda é pauta no Brasil. Isso se deve ao racismo estrutural e a desigualdade social ainda enraizados na sociedade.
Diante desse cenário, é valido mencionar que a persistência do racismo na contemporaneidade leva a permanência do trabalho análogo a escravidão. A esse respeito, nota-se que ainda hoje pessoas negras são a maior percentagem de indivíduos em situação de super-exploração do trabalho. A exemplo disso, cita-se a pesquisa feita pelo jornal G1 no qual constatou que os autodeclarados negros ocupam 83% do total de pessoas nessa situação. Sendo assim, os pertencentes a essa etnia sofrem ainda hoje as consequências do racismo que esta impregnado na sociedade desde a colonização.
Ademais, segundo o escritor George Orwell "somos todos iguais, mas alguns são mais iguais do que outros". A partir disso , constata-se que na contemporaneidade há pessoas que não gozam da totalidade de seus direitos básicos, sendo privados do acesso a trabalhos com condições mínimas. Sob essa ótica, uma parcela dos brasileiros possuem poucas oportunidades de estudos e qualificação de trabalho o que os leva a aceitar péssimas condições. Logo, conclui-se que o racismo e as condições desiguais levam a população a margem da sociedade a trabalhos análogos a escravidão.
Portanto, medidas devem ser tomadas para reverter esse quadro. Para isso, cabe ao Governo Federal, órgão responsável por determinar a orientação de uma sociedade, incentivar empresas públicas e privadas a ofertarem percentual de suas vagas para candidatos pretos, pardos e indígenas. Essa medida deve ser realizada por meio do oferecimento de verbas para a ampliação dessas vagas. Além disso, cabe ao Ministério da Educação, órgão responsável por promover o ensino de qualidade, ampliara o incentivo há educação de base, por intermédio dacriação de auxilios de permanência escolar. Essas medidas tem como objetivo, graduadamente reduzir o número de pessoas nessas situação de vulnerabilidade.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Avatar do usuário
Por anaaugusto
Quantidade de postagens
#129300
@ta20 @Castro45 @Flicker2307 @Karlakarine @KaioP366
Eaí, pessoal! Poderiam dar uma olhada nessa redação? Agradeço demais!
0

A Constituição Federal de 1988 — lei suprema e fun[…]

saúde mental na sociedade moderna

Zygmunt Bauman defende que " vivemos tempos l[…]

A herança africana é um dos pilares fundamentais d[…]

A lei de diretrizes e bases estabelece que as aval[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.