Por Carloss09
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#160289
A pirâmide de Maslow, criada pelo psicólogo Abraham Maslow, enfatiza que somente após suprir necessidades básicas, como o direito a desenvolvimento igualitário, o ser humano é capaz de alcançar níveis superiores de realização. No âmbito coletivo, essa ideia mostra que uma sociedade só evolui quando asseguram condições mínimas. Contudo, a persistência da desigualdade social entre homens e mulheres, no Brasil, revela entraves que limitam o progresso social e humano. Dessa forma, é preciso analisar dois aspectos centrais: a passividade social e o pensamento patriarcal.
De início, é notório que a passividade social contribui para a manutenção do problema. O sociólogo George Simmel descreve "atitude blasé" como a indiferença gerada pela exposição contínua a problemas sociais. Nesse mesmo sentido, na era digital, a temática se sustenta dessa apatia: o desinteresse em reconhecer e combater o problema favorece o aumento dessa desigualdade e de indivíduos sem comprometimento em resolver o empecilho. Reverter esse quadro requer políticas mais eficazes e fortalecimento de valores voltados na empatia e ação cidadã.
Ademais, a persistência do pensamento patriarcal também contribui para a permanência desse cenário. Na antiga cidade de Atenas, o conceito de cidadão era um privilégio muito restrito aos homens nascidos e alfabetizados em Atenas, tendo em vista que até as mulheres nascidas em Atenas não eram consideradas cidadãos e não podiam participar das discussões. Partindo desse pressuposto, nota-se que, mesmo o conceito de cidadão ter evoluído, ainda se predomina uma segregação entre homens e mulheres em diferentes aspectos da sociedade. Como consequência, alimentando esse pensamento que nos acompanha desde os tempos antigos. Dessa forma, eliminar tais pensamentos é imprescindível, uma vez que constituí um dos vetores para a perpetuação dos efeitos adversos do tema na coletividade.
Portanto, é necessário que medidas sejam realizadas para enfrentar os entraves mencionados. Assim, o Ministério da Educação, por intermédio de ONG e escolas, deve investir na conscientização social. Tal ação ocorrerá por meio de pesquisas e apresentações de seminário sobre como a sociedade se modificou ao longo dos tempos, a fim de mostrar como a relação entre homens e mulheres era problemática. Além disso, é fundamental que haja políticas que incentivem a participação feminina na sociedade, para que mais mulheres reconheçam o seu valor na sociedade. Feitos esses pontos, os cidadãos brasileiros poderão ascender na pirâmide de Maslow, atingindo patamares de realizações plenas e fortalecimento do progresso coletivo.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
720
pontos
Desbloquear

    Erros de norma: concordância verbal em “quando asseguram condições mínimas” (deve “assegura”), e uso inadequado de preposição/expressões (“voltados na empatia”). Frases de transição/pontuação geram coerência textual deficiente em alguns trechos (“Como consequência, alimentando esse pensamento…”). Melhorias: reescrever com concordância consistente: “quando assegura”, “voltados para a empatia”; usar conectivos mais precisos: “além disso”, “por outro lado”; concluir com uma intervenção mais detalhada: agente, ação, meio e finalidade bem definidos, como: Governo federal cria programa de mentoria, com vagas em escolas públicas, para reduzir desigualdade de gênero até 2030.

    Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

A conferência das nações unidas sobre mudanças cli[…]

Conforme o filósofo brasileiro Paulo Freire "[…]

Uberização do Trabalho

Segundo as ideias do cientista e pensador Karl Mar[…]

A campanha “Janeiro Branco”, iniciada em 2014 no B[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aguarde…
Não atualize a página.