De início, é notório que a passividade social contribui para a manutenção do problema. O sociólogo George Simmel descreve "atitude blasé" como a indiferença gerada pela exposição contínua a problemas sociais. Nesse mesmo sentido, na era digital, a temática se sustenta dessa apatia: o desinteresse em reconhecer e combater o problema favorece o aumento dessa desigualdade e de indivíduos sem comprometimento em resolver o empecilho. Reverter esse quadro requer políticas mais eficazes e fortalecimento de valores voltados na empatia e ação cidadã.
Ademais, a persistência do pensamento patriarcal também contribui para a permanência desse cenário. Na antiga cidade de Atenas, o conceito de cidadão era um privilégio muito restrito aos homens nascidos e alfabetizados em Atenas, tendo em vista que até as mulheres nascidas em Atenas não eram consideradas cidadãos e não podiam participar das discussões. Partindo desse pressuposto, nota-se que, mesmo o conceito de cidadão ter evoluído, ainda se predomina uma segregação entre homens e mulheres em diferentes aspectos da sociedade. Como consequência, alimentando esse pensamento que nos acompanha desde os tempos antigos. Dessa forma, eliminar tais pensamentos é imprescindível, uma vez que constituí um dos vetores para a perpetuação dos efeitos adversos do tema na coletividade.
Portanto, é necessário que medidas sejam realizadas para enfrentar os entraves mencionados. Assim, o Ministério da Educação, por intermédio de ONG e escolas, deve investir na conscientização social. Tal ação ocorrerá por meio de pesquisas e apresentações de seminário sobre como a sociedade se modificou ao longo dos tempos, a fim de mostrar como a relação entre homens e mulheres era problemática. Além disso, é fundamental que haja políticas que incentivem a participação feminina na sociedade, para que mais mulheres reconheçam o seu valor na sociedade. Feitos esses pontos, os cidadãos brasileiros poderão ascender na pirâmide de Maslow, atingindo patamares de realizações plenas e fortalecimento do progresso coletivo.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Erros de norma: concordância verbal em “quando asseguram condições mínimas” (deve “assegura”), e uso inadequado de preposição/expressões (“voltados na empatia”). Frases de transição/pontuação geram coerência textual deficiente em alguns trechos (“Como consequência, alimentando esse pensamento…”). Melhorias: reescrever com concordância consistente: “quando assegura”, “voltados para a empatia”; usar conectivos mais precisos: “além disso”, “por outro lado”; concluir com uma intervenção mais detalhada: agente, ação, meio e finalidade bem definidos, como: Governo federal cria programa de mentoria, com vagas em escolas públicas, para reduzir desigualdade de gênero até 2030.
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.